Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/744
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOULART, Cecilia Maria Aldigueri | pt_BR |
dc.contributor.author | GARCIA, Inez Helena Muniz | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:39Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:39Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/744 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS FATORES QUE LEVAM DEZ JOVENS E ADULTOS A INICIAREM SEUS ESTUDOS FORMALMENTE OU A REINICIAREM ESTES ESTUDOS. TOMANDO COMO REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS BAKHTIN, DIAS E GINZBURG, ENTRE OUTROS AUTORES, BUSCAMOS COMPREENDER AS HISTÓRIAS DE VIDA DOS SUJEITOS PESQUISADOS, OU SEJA, OUVIR SUAS VOZES, PARA ALÉM DE UMA ÓTICA IMPOSTA PELO DISCURSO OFICIAL, QUE CONSIDERA O ANALFABETISMO COMO UM ?MAL A SER CORTADO PELA RAIZ?. DISCUTIMOS OS CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, RELEVANTES PARA A PESQUISA, RESPALDADAS EM SOARES, KLEIMAN E GOULART, PRINCIPALMENTE. É REALIZADO UM ESTUDO DE CARÁTER QUALITATIVO, EM QUE UTILIZAMOS O PARADIGMA INDICIÁRIO COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DE DADOS. O MATERIAL EMPÍRICO FOI COLHIDO POR MEIO DE CONVERSAS, QUESTIONÁRIOS E DE FALAS/NARRATIVAS PRODUZIDAS EM SITUAÇÃO DE GRUPO FOCAL. OS SIGNIFICADOS DA ALFABETIZAÇÃO/ESCOLARIZAÇÃO FORAM CATEGORIZADOS A PARTIR DE UM DIÁLOGO COM MELO BUSCANDO UMA ESCUTA INCLUSIVA DAS PRIORIDADES APONTADAS PELOS ALFABETIZANDOS. OS COMPONENTES DO LETRAMENTO, DISCUTIDOS COM BASE EM TOLCHINSKY, REVELARAM A NECESSIDADE DOS ALFABETIZANDOS DE UM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO QUE LEVE EM CONTA A REALIDADE EM QUE VIVEM E SUAS DEMANDAS POR PRÁTICAS SOCIAIS DIVERSAS DE LEITURA E DE ESCRITA. PALAVRAS-CHAVE: ALFABETIZAÇÃO, JOVENS E ADULTOS, LETRAMENTO. | pt_BR |
dc.format.extent | 561811 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
dc.subject | ALFABETIZAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject | LETRAMENTO | pt_BR |
dc.subject | ADULTOS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processos | pt_BR |
dc.title | JOVENS E ADULTOS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: VOZ E VIDA, REVELAÇÕES E EXPECTATIVAS | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools