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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/737
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CRAIDY, Carmem Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | STOELBEN, Isabel Cristina Velasques | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:38Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:38Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/737 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UMA PESQUISA NUMA ESCOLA URBANA DE ENSINO BÁSICO, SITUADA NO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL/RS, NO ANO DE 2002. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É COMPREENDER O OLHAR DO ADOLESCENTE SOBRE O SEU PROCESSO EDUCATIVO E AS RELAÇÕES DE VIOLÊNCIA, PERCEBIDAS E/OU VIVENCIADAS NA ESCOLA. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA UTILIZADA NESTA PESQUISA FOI: DE MARCO, PARA COMPREENSÃO DOS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS; OUTERIAL E ABERASTURY, COM RELAÇÃO À ADOLESCÊNCIA; ARENDT E SPÓSITO, PARA ABORDAGEM SOBRE A VIOLÊNCIA; ABRAMO, NA COMPREENSÃO DOS GRUPOS JUVENIS; E CHARLOT, NA RELAÇÃO COM O SABER. O MÉTODO UTILIZADO FOI A HISTÓRIA DE VIDA, ADAPTADA PARA EDUCAÇÃO. COMO TÉCNICAS DE OPERACIONALIZAÇÃO, DESTACAM-SE A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A ENTREVISTA ABERTA.O RESULTADO DESTA PESQUISA DEMONSTRA QUE AS AÇÕES DE VIOLÊNCIA PARTIRAM MAIS DOS ADULTOS DO QUE DOS JOVENS. HÁ UMA AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO SOBRE A FASE DA ADOLESCÊNCIA, POR PARTE DOS ADULTOS. EXISTE UMA PREDOMINÂNCIA DOS SENTIMENTOS DE IMPOTÊNCIA E FRUSTRAÇÃO, POR PARTE DOS DOCENTES. A PESQUISA MOSTRA, AINDA, COMO OS JOVENS, COM SEUS SABERES JUVENIS, CRIAM CAMINHOS PARA SUPERAR SUAS PRÓPRIAS DIFICULDADES, ASSIM COMO PODEM SER COMPREENSIVOS, DIANTE DAS DIFICULDADES DOS ADULTOS.A PESQUISA CONCLUIU QUE A VIOLÊNCIA É SUPERESTIMADA DENTRO DA ESCOLA E QUE SERIA RELATIVAMENTE FÁCIL CONTORNÁ-LA, SE OS ADULTOS COMPREENDESSEM MAIS OS JOVENS, OPORTUNIZASSEM A ESTES A EXPRESSÃO, BEM COMO RECONHECESSEM E TRABALHASSEM PEDAGOGICAMENTE OS AGRUPAMENTOS JUVENIS. | pt_BR |
dc.format.extent | 2529911 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | SABER E VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - indisciplina e violência da/na escola e juventude | pt_BR |
dc.title | JUVENILIDADE, SABER E VIOLÊNCIA: UMA LEITURA DA REALIDADE ESCOLAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
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