Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/708
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CACCIA-BAVA, Augusto | pt_BR |
dc.contributor.author | GRACIOLI, Maria Madalena | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/708 | - |
dc.description | FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS-CAMPUS DE ARARAQUARA | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO PROCUROU INVESTIGAR OS ASPECTOS PREPONDERANTES EXISTENTES NAS REPRESENTAÇÕES DOS JOVENS NA ELABORAÇÃO DA SUA CONCEPÇÃO DE FUTURO A PARTIR DE SUA TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO. SÃO JOVENS PROVENIENTES DAS CLASSES SUBALTERNAS E DAS FRAÇÕES MAIS BAIXAS DAS CAMADAS MÉDIAS, QUE BUSCAM NO ENSINO MÉDIO PÚBLICO AS CREDENCIAIS PARA INGRESSO EM CURSOS SUPERIORES E TÉCNICOS E, PRINCIPALMENTE, A ESCOLARIDADE QUE LHES PERMITA TER ACESSO A MELHORES EMPREGOS. PARA ISSO, FORAM ANALISADOS DOCUMENTOS ELABORADOS PELO MEC PARA REFORMA DO ENSINO MÉDIO, PARA COMPREENDER AS IDEOLOGIAS E OS INTERESSES NELES IMPLÍCITOS E COMO ISSO AFETA A FORMAÇÃO DO JOVEM. PELAS ENTREVISTAS, FORAM OUVIDOS DIRETORES DE ESCOLAS, PROFESSORES E PAIS DE ALUNOS. JÁ PARA OS JOVENS AQUI PESQUISADOS, ALÉM DAS ENTREVISTAS, FORMAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS E REUNIDOS EM GRUPOS FOCAIS, QUE POSSIBILITARAM APREENDER SUAS CONCEPÇÕES DE FUTURO ELABORADAS PARTIR DE SUAS TRAJETÓRIAS PELO ENSINO MÉDIO. A REALIDADE ENCONTRADA REVELOU-SE COMPLEXA, O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO MINISTRADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO POTENCIALIZA AS OPORTUNIDADES DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, TORNANDO-SE UM OBSTÁCULO PARA A CONCRETIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS DE FUTURO. POR CONSEGUINTE, OS JOVENS VÃO PRIVILEGIAR O TRABALHO EM DETRIMENTO DA ESCOLA, COMPARTILHANDO INSEGURANÇAS E PREOCUPAÇÕES, CONSTRUINDO EXPECTATIVAS POUCO SIGNIFICATIVAS EM RELAÇÃO AO FUTURO. PELO QUE FOI OBSERVADO, ESTUDO, TRABALHO E FAMÍLIA SÃO PROJETOS COMUNS AOS JOVENS, QUE DESEJAM ADQUIRIR INDEPENDENCIA FINANCEIRA E AUTONOMIA PESSOAL E BUSCAM NO ESTUDO, APESAR DOS OBSTÁCULOS, A POSSIBILIDADE DE ASCENSÃO SOCIAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 1409014 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNESP - ARARAQUARA | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject | CLASSES POPULARES | pt_BR |
dc.subject | PERCEPÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola | pt_BR |
dc.title | A CONCEPÇÃO SUBVERTIDA DE FUTURO DOS JOVENS: A TRAJETÓRIA PELO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools