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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/707
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GHIGGI, Gomercindo | pt_BR |
dc.contributor.author | FAGUNDES, Maurício Cesar Vitoria | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/707 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO TRATA DA AVALIAÇÃO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PARTICULAR E CONFESSIONAL, NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS, TENDO POR OBJETIVO BUSCAR PERCEBER AS POSSIBILIDADES E LIMITES DA CONCRETIZAÇÃO DE SUA INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA, QUE, PELA AÇÃO COLETIVA, PROPÕE-SE A GERAR SIGNIFICAÇÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS NA COMUNIDADE DISCENTE, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS, FORTALECIMENTO DE VALORES E ATITUDES CIDADÃS. PARA TANTO, A PESQUISA APRESENTA-SE COMO UM ESTUDO DE CASO NUMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-ONTOLÓGICA, DE CUNHO QUALITATIVO, LEVADA A EFEITO ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM ESTUDANTES E PAIS DA ESCOLA EM TELA, OS QUAIS RESPONDEM QUESTÕES QUE ENFOCAM A SUA PERCEPÇÃO ACERCA DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL, A COMPREENSÃO DE CIDADANIA E OS ELEMENTOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA NOVA CULTURA. EM TERMOS DE REFERENCIAL TEÓRICO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE AUTORES COMO GRAMSCI, BOURDIEU, FREIRE, ANDREOLA, GADOTTI, GANDIN, GHIGGI, MARX, VEIGA, PRADO JUNIOR, KIELING, ARROYO, BENINCÁ E KOSIK, ENTRE OUTROS, A PARTIR DOS QUAIS É POSSÍVEL COMPREENDER A RELAÇÃO DIALÉTICA QUE A ESCOLA DESENCADEIA COM SEUS ESTUDANTES (E MEIO), DESDE O PONTO DE VISTA DA REPRODUÇÃO OU EMANCIPAÇÃO, ATRAVÉS DA EXECUÇÃO DE SEU PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. A CONCLUSÃO PRINCIPAL INDICA QUE OS ALUNOS ESTÃO, EM SUA MAIORIA, CONSTRUINDO UMA NOVA CULTURA, EM UM DEVENIR HISTÓRICO, FORTALECIDOS POR SIGNIFICAÇÕES SUBJETIVAS E OBJETIVAS, PELA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS E PELA TONIFICAÇÃO DE VALORES E ATITUDES CIDADÃS, COINCIDENTES COM A INSPIRAÇÃO BÁSICA DO PROJETO EM FOCO. | pt_BR |
dc.format.extent | 576245 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS | pt_BR |
dc.subject | PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject | PAIS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | REPRODUÇÃO E EMANCIPAÇÃO - CATEGORIAS DE ANÁLISE HISTÓRICO-ANTOLÓGICO DE UM PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DIALOGANDO COM A REALIDADE CONCRETA DE SEUS SUJEITOS | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
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