Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/705
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Marlene Fagundes Carvalho | pt_BR |
dc.contributor.author | LÚCIO, Maria Virginia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/705 | - |
dc.description | JOSEFINA DE SOUZA LACERDA | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR, NUMA VISÃO HISTÓRICO-CULTURAL, A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM DO ADOLESCENTE COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA. TEM COMO BASE A FUNDAMENTAÇÃO NO REFERENCIAL TEÓRICO DE VIGOTSKI E WALLON, OS QUAIS DESTACAM QUE COGNIÇÃO, AFETIVIDADE E AS INTERAÇÕES SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO. OS PARTICIPANTES SÃO SEIS ADOLESCENTES, DO SEXO MASCULINO, CURSANDO DA 5ª À 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, E APONTADOS PELA ESCOLA COMO TENDO DIFICULDADES NA LEITURA E ESCRITA. SÃO DE TRÊS ESCOLAS, SENDO UMA PÚBLICA ESTADUAL, UMA PARTICULAR E UMA DA REDE SESI, DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. NAS SESSÕES DE COLETA DE DADOS, FORAM REALIZADOS PROCEDIMENTOS COMO ENTREVISTA, DESENHO, LEITURA E ESCRITA DE UM TEXTO COM DISCUSSÃO SOBRE O MESMO, ELABORADOS COM A FINALIDADE DE APREENDER ASPECTOS SOBRE A AUTO-IMAGEM DO SUJEITO E SUA RELAÇÃO COM A LEITURA E ESCRITA. OS RESULTADOS INDICAM QUE ESSES SUJEITOS APRESENTAM UMA AUTO-IMAGEM MÚLTIPLA, QUE É CONSTITUÍDA E MANIFESTADA DE DIVERSAS FORMAS E NÃO APENAS RELACIONADAS ÀS DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA. OUTROS ASPECTOS, COMO LAÇOS FAMILIARES, INTERAÇÕES SOCIAIS E APARÊNCIA FÍSICA, APRESENTAM RELEVÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM APRESENTADA POR ELES. ESSES RESULTADOS INDICAM AINDA UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO SOBRE AUTO-IMAGEM NO REFERENCIAL HISTÓRICO-CULTURAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 658006 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | CENTRO UNIVERSITÁRIO MOURA LACERDA | pt_BR |
dc.subject | AUTOIMAGEM | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | LEITURA E ESCRITA | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - identidades/subjetividades juvenis e escola | pt_BR |
dc.title | A CONSTRUÇÃO DA AUTO-IMAGEM EM ADOLESCENTES COM DIFICULDADES EM LEITURA E ESCRITA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools