Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/518
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COSTA, Anita Aline Albuquerque | en |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Cleide Maria Batista | - |
dc.date.accessioned | 2008-06-10T20:16:03Z | - |
dc.date.available | 2008-06-10T20:16:03Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/518 | - |
dc.description | Biblioteca Central UFPE | en |
dc.description.abstract | Após participar, como assistente social, no projeto de relocalização das famílias atingidas pela inundação provocada pela construção da barragem de Itaparica, em 1986, despertou em mim a intenção de aprofundar o estudo sobre a mediação da formação democrática dos agricultores no processo de gestão participativa. A própria resistência dos irrigantes de Itaparica às práticas autogestionárias, motivadas pela herança cultural que privilegia os valores irretocáveis, leva a descrença da consolidação imediata do modelo de gestão participativa. Desta forma tomamos como parâmetro para análise desta questão, os valores democráticos com a perspectiva de identificar neste trabalho de que forma os agricultores assentados utilizam e incorporam a consciência dos direitos, do respeito ao outro, da cidadania, da cooperação e da solidariedade. A participação, o exercício do poder e o respeito a vontade da maioria também são aspectos que procuramos contemplar. É o estudo dos conflitos gerados pela tentativa de por uma forma mais libertária e humanística a condução do processo de autogestão fazendo frente a uma estrutura social de dominação. A atitude protecionista das empresas, governo e o medo da ousadia, traz desconfiança entre os atores envolvidos nas diversas questões de reassentamento - barreiras estas oriundas do conflito permanente entre o capital e o trabalho. Ficam bem claras no caso de itaparica, objeto deste estudo. A pesquisa foi realizada no Projeto Icó-Mandantes, situado na borda do Lago Itaparica, a margem esquerda do lago que forma a bacia hidrográfica da usina hidrelétrica, no período de 1994 a fevereiro de 1995. Utilizamos a pesquisa documental e entrevistas semi-estruturadas, círculos de pesquisa e debates em 20 círculos, compostos , em média, de 15 a 20 agricultores, entre meeiros, arrendatários, diaristas, residentes em agrovilas, líderes sindicais, representantes de grupos jovens, de mulheres e de teatro. A pesquisa dá ênfase, como se pode ver no último capítulo, à avaliação dos direitos, pelo fato de termos identificado, logo nos primeiros contatos com aquelas comunidades, a negação psicossocial destes direitos tanto por parte das autoridades como por parte dos próprios agricultores. Encontrar a saída para manter o equilíbrio e autonomia na administração coletiva, constitui-se sobremaneira uma concentração de esforços para emancipação. O que será uma resultante da legítima organização democrática. Assim sendo, dar-se-á através da participação o verdadeiro exercício da democracia. | en |
dc.format.extent | 3552915 bytes | - |
dc.format.extent | 6380303 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO NO CAMPO | en |
dc.subject | AUTOGESTÃO | en |
dc.title | Formação democrática e gestão participativa no Perímetro Irrigado Icó-Mandantes | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação Ambiental Educação no Campo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cleide_Maria_Batista_Rodrigues_parte1.pdf | parte 1 | 6.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Cleide_Maria_Batista_Rodrigues_parte2.pdf | parte 2 | 3.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools