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dc.contributor.advisorTAGLIEBER, José Ernoen
dc.contributor.authorCUNHA, Osmar-
dc.date.accessioned2008-06-09T17:46:19Z-
dc.date.available2008-06-09T17:46:19Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/509-
dc.descriptionBiblioteca Central Comunitária da Univalien
dc.description.abstractTodo processo educativo precisa tomar em consideração as percepções, as representações, as formas de pensar e as ideologias das pessoas, dos grupos ou das comunidades envolvidas. Isso também é necessário quando se trata da educação ambiental. Por isso a importância de se identificar qual representação social cada parcela da sociedade tem do meio ambiente, para se trabalhar tanto com os alunos como nas relações escola-comunidade. Embora sem estudos consolidados, uma das conseqüências parece ser a destruição do ecossistema natural existente na região do município de correia pinto-sc até então. Não se têm conhecimentos seguros a respeito da degradação do solo uma vez que, aparentemente, a re-ocupação natural pela vegetação nas áreas desmatadas com a retirada do pinus sp leva um tempo consideravelmente longo. Tendo-se presente estes fatos há que se considerar os aspectos sociais, econômicos e ambientais que são gerados no processo de produção com a utilização da matéria prima obtida pela plantação do pinus sp. O desafio que se coloca para a educação ambiental, enquanto prática dialógica, é o de criar condições para a participação dos diferentes segmentos sociais, tanto na formulação de políticas para o ambiente, quanto na concepção e aplicação de decisões que afetam a qualidade do ambiente natural e cultural. os líderes políticos vêem o crescimento como resposta ao problema do desemprego, da pobreza, das indústrias deficientes, das crises fiscais e de uma multiplicidade de outros males sociais. As representações que alunos, professores, empreendedores e plantadores apresentam, evidenciadas em entrevistas, são indicadores de fenômenos sociais, ambientais e econômicas, tomando-se em consideração o cultivo de pinus sp no município. Adotou-se um conceito de meio ambiente, englobando os aspectos naturais e aqueles decorrentes da ação do homem. É consenso que o conceito deve englobar aspectos físicos e sociais, conseqüentemente, os problemas ambientais não são apenas aqueles decorrentes do aproveitamento dos recursos naturais e os de origem da contaminação, mas também aqueles advindos da exploração indiscriminada. As conseqüências são a degradação, sendo cada vez maior o nível de poluição do ar, de contaminação da água, do aquecimento do planeta, da desertificação e do empobrecimento do solo.en
dc.format.extent52789 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade do Vale do Itajaí. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALen
dc.titlePlantio de Pinus SP: percepções e representações de moradores do município de Correia Pinto/SCen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação Ambiental

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