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dc.contributor.advisorFREITAS, Maria de Fatima Quintal deen
dc.contributor.authorFAÇANHA, Cristiana Rocha-
dc.date.accessioned2008-06-03T19:57:04Z-
dc.date.available2008-06-03T19:57:04Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationFAÇANHA, Cristiana Rocha. Um estudo psicossocial sobre as práticas profissionais dos agentes comunitários de saúde, na grande Curitiba: subsídios da educação e da psicologia social comunitária. 2006. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Curitiba. Orientador(a): Maria de Fatima Quintal de Freitas.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/482-
dc.descriptionDepositária: Biblioteca Central da Universidade Federal do Paranáen
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo descrever as práticas de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) que atua na Grande Curitiba (PR), caracterizando tais práticas na perspectiva da Educação e da Psicologia Social Comunitária Latino-americana. Realizou-se um trabalho de campo, com a aplicação de 47 questionários semi-estruturados aos Agentes Comunitários de Saúde, numa cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Foram identificadas as funções-padrão do ACS as atribuições expressas em portaria ministerial, bem como resgataram-se as legislações que permeiam o Sistema Único de Saúde a fim de que pudessem ser apontadas pelo próprio ACS como presentes em seu trabalho diário. As demais questões envolveram problemas e soluções; e os sentimentos gerados em sua prática profissional. Os resultados indicam que os ACS desenvolvem práticas mais direcionadas para as atribuições de diagnóstico e monitoramento do que para a promoção à saúde e participação popular. Aspectos tais como desvalorização funcional, discriminação por parte da equipe de trabalho e o sentimento de impotência são alguns dos grandes obstáculos cotidianos no exercício de sua função. Porém, a vontade em ajudar o próximo e a perspectiva de aprendizado na área da saúde, são fatores motivadores no seu trabalho. Verifica-se a necessidade de melhor capacitar esse tipo de profissional dentro da perspectiva da Educação Popular e da Psicologia Social Comunitária para que suas atividades alcance melhor o público a ser assistido.en
dc.format.extent588522 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARen
dc.subjectEDUCAÇÃO EM SAÚDEen
dc.subjectAGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDEen
dc.titleUm estudo psicossocial sobre as práticas profissionais dos agentes comunitários de saúde, na grande Curitiba: subsídios da educação e da psicologia social comunitáriaen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação Popular em Saúde

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