Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/482
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FREITAS, Maria de Fatima Quintal de | en |
dc.contributor.author | FAÇANHA, Cristiana Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2008-06-03T19:57:04Z | - |
dc.date.available | 2008-06-03T19:57:04Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | FAÇANHA, Cristiana Rocha. Um estudo psicossocial sobre as práticas profissionais dos agentes comunitários de saúde, na grande Curitiba: subsídios da educação e da psicologia social comunitária. 2006. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. Curitiba. Orientador(a): Maria de Fatima Quintal de Freitas. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/482 | - |
dc.description | Depositária: Biblioteca Central da Universidade Federal do Paraná | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa tem como objetivo descrever as práticas de trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) que atua na Grande Curitiba (PR), caracterizando tais práticas na perspectiva da Educação e da Psicologia Social Comunitária Latino-americana. Realizou-se um trabalho de campo, com a aplicação de 47 questionários semi-estruturados aos Agentes Comunitários de Saúde, numa cidade da Região Metropolitana de Curitiba. Foram identificadas as funções-padrão do ACS as atribuições expressas em portaria ministerial, bem como resgataram-se as legislações que permeiam o Sistema Único de Saúde a fim de que pudessem ser apontadas pelo próprio ACS como presentes em seu trabalho diário. As demais questões envolveram problemas e soluções; e os sentimentos gerados em sua prática profissional. Os resultados indicam que os ACS desenvolvem práticas mais direcionadas para as atribuições de diagnóstico e monitoramento do que para a promoção à saúde e participação popular. Aspectos tais como desvalorização funcional, discriminação por parte da equipe de trabalho e o sentimento de impotência são alguns dos grandes obstáculos cotidianos no exercício de sua função. Porém, a vontade em ajudar o próximo e a perspectiva de aprendizado na área da saúde, são fatores motivadores no seu trabalho. Verifica-se a necessidade de melhor capacitar esse tipo de profissional dentro da perspectiva da Educação Popular e da Psicologia Social Comunitária para que suas atividades alcance melhor o público a ser assistido. | en |
dc.format.extent | 588522 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Federal do Paraná. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO EM SAÚDE | en |
dc.subject | AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE | en |
dc.title | Um estudo psicossocial sobre as práticas profissionais dos agentes comunitários de saúde, na grande Curitiba: subsídios da educação e da psicologia social comunitária | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação Popular em Saúde |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Cristiana_Rocha_Facanha.pdf | 574.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools