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dc.contributor.authorSILVA, Maria Teodora Jesus-
dc.contributor.authorSHIROMA, Eneida Oto-
dc.date.accessioned2008-05-19T17:55:52Z-
dc.date.available2008-05-19T17:55:52Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Teodora Jesus. Propostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXI. 2005. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2005. Florianópolis. Orientador(a): Eneida Oto Shiromaen
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/421-
dc.descriptionBiblioteca UFSCen
dc.description.abstractEsta dissertação analisa os pressupostos e propostas do Senai e Senac no campo da educação profissional. O texto foi sistematizado com base em informações colhidas por meio da análise dos principais documentos escritos por essas instituições para reformular seus modelos de ensino e estilo de atuação. A investigação propiciou-nos a apreensão de uma gama de fatores que condicionam o processo administrativo e pedagógico dessas entidades, os quais, segundo elas, estão relacionados às condições sociais e educacionais do país estabelecidas pelas transformações político-econômicas e culturais dos últimos anos. Argumentam que a globalização, a crise do fordismo, o incremento de novas tecnologias e a reestruturação produtiva promovem mudanças e geram novos arranjos organizacionais que alteram as relações de trabalho e requerem um novo perfil de trabalhador exigindo uma revisão de suas políticas e práticas frente à necessidade de adequar-se aos desafios de uma realidade cada vez mais complexa e instável. Além disso, afirmam que o sistema educacional do país é deficiente e atribuem à educação a responsabilidade tanto pela situação econômica da população, como pela má qualidade dos bens e serviços produzidos pelas empresas brasileiras, o que dificulta nossa inserção e permanência no cenário da competitividade internacional. Diante disso, elaboram propostas de ação partindo do princípio de que cabe à educação profissional a missão de oferecer ao trabalhador empregabilidade, para que sobreviva num contexto cada vez mais flexível e exigente, e também resgate sua condição de cidadania. Por fim, identificamos semelhanças e diferenças nas análises apresentadas nos documentos do Senai e Senac que, apesar de aparentemente críticas, revelam os limites do delineamento de um projeto de educação profissional voltado aos interesses do capital.en
dc.format.extent463976 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOen
dc.subjectEDUCAÇÃO DO TRABALHADORen
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA O TRABALHOen
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALen
dc.subjectQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALen
dc.titlePropostas de reformulação da educação profissional do Senai e Senac para o século XXIen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

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