Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | CARDOSO, Ana Lúcia Tomaz | - |
dc.contributor.author | NOMA, Amélia Kimiko | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-16T15:39:32Z | - |
dc.date.available | 2008-05-16T15:39:32Z | - |
dc.date.issued | 2002 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Ana Lúca Tomaz. Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná. 2002. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. Maringá. Orientador(a): Amélia Kimiko Noma. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/385 | - |
dc.description | Biblioteca Central da UEM | en |
dc.description.abstract | A dissertação analisa a educação profissional institucionalizada no estado do paraná, a partir das diretrizes das políticas sociais do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), centrando o foco das discussões no Plano Estadual de Qualificação (PEQ), vinculado ao Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador (Planfor). Aborda o objeto de estudo a partir da discussão da relação educação e trabalho no contexto da globalização do capital, que tem como cenário as transformações que estão ocorrendo na forma da produção e na organização política, em nível internacional e nacional. Busca dar significado histórico a esta série de mudanças de grande porte realizadas na educação brasileira visando adequações às novas demandas de qualificação profissional. Analisa como o PEQ é desenvolvido e articulado no Paraná e mostra como a política pública de qualificação e requalificação profissionais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) justificam suas metas e objetivos, traçando uma política social compensatória em nome da modernização social do país, que atende aos interesses econômicos e políticos hegemônicos do capital em nível nacional e internacional. aponta que a educação profissional implementado pelo planfor/Peq revela ser mais de caráter ideológico do que funcional e efetivo para as metas propostas, tornando a mesma apta a responder às demandas do setor produtivo, subordinando-se à lógica do capital. Evidencia tratar-se de uma política que se insere no conjunto de políticas sociais nacionais e como tal, se constitui e se institui no processo de adequação da educação brasileira às relações sociais, políticas e econômicas da nova etapa do capitalismo mundial. | en |
dc.format.extent | 313676 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.subject | ENSINO PROFISSIONALIZANTE | en |
dc.subject | PLANFOR | - |
dc.title | Atuais políticas públicas de educação e trabalho e a qualificação do trabalhador no Paraná | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana_Lucia_Tomaz_Cardoso.pdf | 306.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools