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dc.contributor.authorSOUZA, Nilda Rodrigues de-
dc.contributor.authorSANTOS, Ariovaldo de Oliveira-
dc.date.accessioned2008-05-16T15:25:09Z-
dc.date.available2008-05-16T15:25:09Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSOUZA, Nilda Rodrigues de. Formação Profissional e Ação Sindical no Brasil. 2006. 240f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). 2006. Orientador(a): Ariovaldo de Oliveira Santos.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/384-
dc.descriptionBiblioteca Central - UELen
dc.description.abstractO presente trabalho visa demonstrar como duas centrais sindicais, Central Única dos Trabalhadores e Força Sindical, dsenvolveram ações de formação e qualificação a partir da reestruturação do mundo do trabalho e da apropriação de um fundo público (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Analisamos as concepções e as práticas de formação desenvolvidas entre 1998 e 2002, no Paraná, tendo como pressuposto que tais ações poderiam significar resistência ou adaptação às exigências do capital. Destacamos, também, como, através da educação a relação entre Estado-empresa-sindicatos se recoloca, sobretudo na lógica da administração dos fundos públicos destinados à qualificação da força de trabalho, apreendendo as contradições dessas parcerias e o enfraquecimento das lutas sindicais. Analisamos as características, os princípios e os pressupostos que norteiam a visão educativa, especialmente no que se refere à qualificação, avaliando a posição assumida pela ação sindical, diante do contexto da formação profissional; se esta comunga, de forma ilusória, com a idéia de que a educação é caminho para que os trabalhadores escapem do desemprego. Pretendemos contribuir para o debate, mostrando as principais intervenções da ação sindical para formar o trabalhador para o emprego, num quadro em que cresce o desemprego e onde a situação do trabalho é cada vez mais incerta. A metodologia usada fundamenta-se na utilização de referenciais bibliográficos que versem sobre a temática, documentos e entrevistas com as lideranças sindicais filiadas as Centrais Sindicais. O método de abordagem empregado é a perspectiva dialética histórica, que possibilita a compreensão dos meios e processo que acarretaram mudanças, correlacionando-as com as perspectivas que permeiam o debate sobre as políticas sociais, bem como, a compreensão da historicidade dos processos simultaneamente às suas particularidades internas, preservando suas especificidades.en
dc.format.extent10540000 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Socialen
dc.subjectSINDICALISMOen
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEen
dc.subjectQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALen
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA O TRABALHOen
dc.subjectEDUCAÇÃO DO TRABALHADORen
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOen
dc.titleFormação Profissional e Ação Sindical no Brasilen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

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