Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/375
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCOSTA, Ângela Maria-
dc.contributor.authorSAUL, Ana Maria Aparecida Avella-
dc.date.accessioned2008-05-15T14:03:40Z-
dc.date.available2008-05-15T14:03:40Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationCOSTA, Ângela Maria. A participação da sociedade civil no Plano Nacional De Qualificação do Trabalhador - Planfor: na Prática, o discurso é outro - a experiência em Mato Grosso do Sul. 2002. 222f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2002. São Paulo. Orientador(a): Ana Maria Aparecida Avella Saul.en
dc.identifier.otherENFA-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/375-
dc.descriptionBiblioteca Central Nadir Kfourien
dc.description.abstractEste trabalho analisou a teoria e a pratica na participação da sociedade civil, representada pelas comissões estadual e municipais de emprego, no plano nacional de qualificação do trabalhador - Planfor, em Mato Grosso do Sul, no período de 1998-1999, no intuito de verificar "se" e "como" as diretrizes do Planfor, quanto a essas comissões foram concretizadas. Constitui-se em um trabalho analítico-interpretativo. Para desenvolver este estudo optamos pela investigação qualitativa e pelo estudo de caso numa perspectiva histórica. Realizamos analises de bibliografias e de documentos oficiais e institucionais e disponíveis, que tratam da construção, execução e controle de política do Planfor e dos planos estaduais de qualificação profissional em Mato Grosso do Sul e, ainda, os relatos de experiências de atores sociais envolvidos neste processo, em forma de entrevistas não-diretivas e questionários, de modo a registrar essa historia recém-iniciada em nosso estado: a pratica da participação social na política pública e social de qualificação profissional do trabalhador. A pesquisa permitiu concluir que a participação da sociedade civil nessa política não aconteceu: na prática, o discurso é outro. O planfor caracteriza-se por uma política compensatória, resultando, na pratica, a distribuição de verbas para desenvolvimentos de planos estaduais de qualificação profissional, mas nunca na divisão de poder. A conclusão aponta para a necessidade de avançar no rumo da necessária participação social, investindo no paradigma da educação para a participação em que a pedagogia de Paulo Freire oferece contribuições inestimáveis.en
dc.format.extent1761396 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOen
dc.subjectQUALIFICAÇÃO PROFISSIONALen
dc.subjectEDUCAÇÃO PARA O TRABALHOen
dc.subjectEDUCAÇÃO DO TRABALHADORen
dc.subjectPLANFORen
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTE-
dc.titleA participação da sociedade civil no Plano Nacional de Qualificação do Trabalhador - Planfor: na Prática, o discurso é outro - a experiência em Mato Grosso do Sulen
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Educação do Trabalhador

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela_Maria_Costa.pdf936.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools