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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/373
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | HATZENBERGER, Dulce Helena Cabral | - |
dc.contributor.author | ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-14T17:27:34Z | - |
dc.date.available | 2008-05-14T17:27:34Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | HATZENBERGER, Dulce Helena Cabral. Desemprego de trabalhadores qualificados: implicações e aprendizagens. 2001. 142f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2001. Porto Alegre. Orientador(a): Maria Helena Menna Barreto Abrahão. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/373 | - |
dc.description | Biblioteca Central do PUCRS | en |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como principal objetivo conhecer as implicações do desemprego para o sujeito demitido, a fim de elucidar as articulações entre o modo de ver a situação em questão e a relação anteriormente estabelecida com o trabalho, considerando as especificidades pessoais. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de cunho qualitativo, realizado a partir de entrevistas narrativas efetivadas com dois sujeitos - trabalhadores com qualificação profissional - que passaram pela experiência de perda do emprego. Os dados foram analisados e interpretados através da Análise de Conteúdo, conforme proposta por Bardin (1977), compondo três categorias abrangentes - trabalho e formação profissional; desemprego e perspectivas; aspectos de ordem pessoal e familiar. Partindo das relações entre educação e trabalho, a investigação tratou do desemprego e suas repercussões em todas as esferas da vida: familiar, econômica, social e no autoconceito. Tais implicações e perspectivas reveladas pelos sujeitos permitiram, também, articular educação e desemprego. Para tanto, o termo educação foi tomado em sentido amplo, como processo de intermediação humana através do qual o sujeito se constrói num contexto sócio-histórico, não se confundindo, portanto, com escolarização. A sociedade atual evidencia profunda transformação no mundo do trabalho que, além de acarretar aumento do desemprego estrutural, conduz a mudanças nos próprios trabalhadores, na forma de se relacionarem com seu trabalho e com a situação de privação de emprego. | en |
dc.format.extent | 2748444 bytes | - |
dc.format.extent | 2549722 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO DO TRABALHADOR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO E TRABALHO | en |
dc.subject | DESEMPREGO | en |
dc.subject | QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL | en |
dc.title | Desemprego de trabalhadores qualificados: implicações e aprendizagens | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação do Trabalhador |
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File | Description | Size | Format | |
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Dulce_Helena_Cabral_Hatzenberger_parte1.pdf | 2.49 MB | Adobe PDF | View/Open | |
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