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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/371
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | LEITE, Valderlei Furtado | - |
dc.contributor.author | TRINDADE, Liana Maria Salvia | - |
dc.date.accessioned | 2008-05-13T19:08:59Z | - |
dc.date.available | 2008-05-13T19:08:59Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Valderlei Furtado. Candomblé e educação: dos Ilês ás escolas oficiais de ensino. 2006. 151f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação. 2006. São Paulo. Orientador(a): Liana Maria Salvia Trindade. | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/371 | - |
dc.description | Biblioteca Central Universidade São Marcos | en |
dc.description.abstract | Análise comparativa entre a chamada “cultura erudita”, brasileira, centralizada no sistema educacional, e uma cultura popular, sendo que a essas duas faixas a sociedade urbano-capitalista acrescentou outras duas: a cultura criadora e a cultura de massas. O estudo se concentra na educação ministrada nas casas de culto afro-brasileiras, como o Candomblé. A religião institucionalizada educa para si própria e para a sociedade, onde já existe um sistema organizado para a formação cultural do povo; já a educação no Candomblé é intrinsecamente a transmissão do credo e do culto, gradual e ritualística, para aqueles que se iniciam, salientando-se que, no Candomblé, há uma certa uniformidade de comportamento e de visão de mundo de seus componentes, a fim de garantir a continuidade e a legitimação do seu sistema religioso, social e cultural. O presente estudo concentra as suas reflexões nas casas de culto do ABC Paulista, em cujas propostas educacionais confirma-se a estratégia básica da luta pela inclusão social e o exercício da cidadania. Com esse procedimento, o processo educativo desenvolvido proporciona a persistência da religião, além de valorizar a raça negra através de atividades que realmente auxiliam o crescimento e o desenvolvimento da intelectualidade no tocante à cultura e à história de um povo, sob o amparo da Lei 10.639/03. | en |
dc.format.extent | 1453334 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação | en |
dc.subject | NEGROS | en |
dc.subject | CANDOMBLÉ | en |
dc.subject | LEI 10.639 | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA | en |
dc.title | Candomblé e educação: dos Ilês ás escolas oficiais de ensino | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação e Relações Étnico-Raciais |
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File | Description | Size | Format | |
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Valderlei_Furtado_Leite.pdf | 962.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
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