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dc.contributor.authorMEDEIROS, Lucineide Barros-
dc.contributor.authorCUNHA, Reinado de Montalvão de Morães-
dc.date.accessioned2008-04-08T19:26:14Z-
dc.date.available2008-04-08T19:26:14Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Lucineide Barros. A Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí - FAMCC e o orçamento popular de Teresina - OPT, revelando a natureza de classe do estado e práticas sócio-políticas emergentes no processo de educação política. 2004. 137f. Dissertação (Mestrado em Educação)Universidade Federal do Piauí. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2004. Teresina. Orientador(a): Reinado de Montalvão de Morães Cunhaen
dc.identifier.other2004-
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/314-
dc.descriptionBiblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Brancoen
dc.description.abstractNosso trabalho volta os olhos para a relação estado e sociedade no contemporâneo, tendo como objeto de observação a participação dos movimentos populares urbanos, em especial o da FAMCC, no Orçamento Popular de Teresina. Visamos verificar como se constitui uma cultura política participativa, que possibilite a educação política dos agentes sociais que tomam parte na gestão dos recursos públicos. Buscamos a compreensão da forma institucional assumida, no geral, em conceito de Estado Capitalista, sendo copiado em seu modelo menor pelo governo da Prefeitura de Teresina-PI. Tal compreensão se revela à consciência, quando se analisa a participação política da comunidade no contexto de experiências do mundo vivido - a prefeitura e seu modo específico de governo, configurada em classe dominante, leva a administração de recursos públicos na direção dos interesses maiores capitalistas. Temos como instrumento de análise, válido tanto quanto qualquer outro método da linha positivista, o Método da Economia Política, reformulado, porque, nele inserido, diferente de Marx, um terceiro elemento, a cultura, nos permitindo verificar como é assegurado o caráter excludente da comunidade, nas políticas sociais, públicas, da Prefeitura de Teresina, no espaço de elaboração e implementação do chamado ORÇAMENTO POPULAR DE TERESINA ? OPT. Em suma, este é um trabalho de pesquisa que evidencia a presença de uma cultura política participativa, no qual se destaca a possibilidade da educação ? sede ou morada do saber ? recuperar seu modo crítico-reflexivo, inserindo pessoas, grupos e classes no mundo da cidadania. Neste ponto, a educação como processo pedagógico responde a um chamado da nova ordem social. Afinal, somos homens de nosso tempo. É preciso, pois, nadar contra a corrente para ser ouvido. Pode e deve ser a educação pensada fora da escola? Achamos que sim. O que significa dizer que pensada assim, ela dará também sua contribuição para avançar estudos no interior da escola.en
dc.format.extent874647 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BRen
dc.publisherUniversidade Federal do Piauí. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãoen
dc.subjectMOVIMENTOS POPULARESen
dc.subjectORÇAMENTO PÚBLICOen
dc.subjectPARTICIPAÇÃO POPULARen
dc.subjectCONSELHOS COMUNITÁRIOSen
dc.subjectASSOCIAÇÃO DE MORADORESen
dc.titleA Federação das Associações de Moradores e Conselhos Comunitários do Piauí - FAMCC e o orçamento popular de Teresina - OPT, revelando a natureza de classe do estado e práticas sócio-políticas emergentes no processo de educação políticaen
dc.typeThesisen
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