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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/296
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | ROSA, Maria Arlete | - |
dc.contributor.author | JACOBI, Pedro Roberto | - |
dc.date.accessioned | 2008-04-02T15:40:27Z | - |
dc.date.available | 2008-04-02T15:40:27Z | - |
dc.date.issued | 1999 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Maria Arlete. Curitiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade - o caso da Vila Sagrada Família. 1999. 300f. Tese (Doutorado em História e Filosofia da Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. 1999. São Paulo. Orientador(a): Pedro Roberto Jacobi | en |
dc.identifier.other | ENFA | - |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/296 | - |
dc.description | Biblioteca PUC-SP | en |
dc.description.abstract | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo estudar as práticas educativas de sustentabilidade das lideranças da vila sagrada família, no período que vai de 1989 a 1998, na cidade de Curitiba. a pesquisa teve como foco de análise as práticas sociais exercidas pelas lideranças das associações de moradores e amigos de bairros, através das lutas, da organização e da participação, no processo de conquista e garantia da cidadania, nos bairros de periferia da cidade, onde residem tralhadores de baixa renda. o desafio colocado no estudo é o de analisar o conteúdo das práticas educativas, tendo como referência a dimensão da sustentabilidade sócio-ambiental. a partir das práticas sociais das lideranças exercidas no espaço da moradia, no processo de participação social, na busca da cidadania, analisam-se as mudanças ocorridas no âmbito individual e no contexto coletivo da realidade social. o trabalho é dividido em duas partes, inicialmente, desenvolve-se reflexão em torno de sustentabilidade, cidadania e práticas educativas, constituídas pelo estudo das determinantes econômicas, sociais e políticas da relação sustentabilidade/cidade/política ambiental/participação/prática educativa. a segunda parte apresenta a exposição e análise dos dados da pesquisa do caso da vila sagrada família, em torno da dimensão da sustentabilidade e do alcance das práticas educativas, no contexto das políticas públicas e do meio ambiente em curitiba. | en |
dc.format.extent | 2458694 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | en |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação | en |
dc.subject | ASSOCIAÇÃO DE MORADORES | en |
dc.subject | AÇÃO COMUNITÁRIA | en |
dc.subject | LIDERANÇA COMUNITÁRIA | en |
dc.subject | SUSTENTABILIDADE SÓCIO-AMBIENTAL | en |
dc.subject | PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA | en |
dc.title | Curitiba: um estudo sobre a prática educativa de sustentabilidade - o caso da Vila Sagrada Família | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Educação Ambiental Educação em Comunidades |
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Maria_Arlete_Rosa4.pdf | 3.8 MB | Adobe PDF | View/Open | |
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