Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2752
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPILETTI, Nelson-
dc.contributor.authorSANTOS, Gildenor Carneiro dos-
dc.date.accessioned2010-11-08T19:18:35Z-
dc.date.available2010-11-08T19:18:35Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationSANTOS, Gildenor Carneiro dos. Religião, sociedade e educação: a atuação do padre Demócrito Mendes de Barros em Serrinha(BA): 1950 - 1992. 2006. 270f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2006. São Paulo. Orientador(a): Nelson Piletti.en
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2752-
dc.description.abstractTrata-se de uma pesquisa histórica sobre um padre que também foi professor, que procura mostrar que ele atuava organizando grupos sociais, como, por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Cooperativa Mista dos Agricultores de Serrinha, porque era educador. Tem por objetivos: 1) identificar as contribuições do padre Demócrito Mendes de Barros para a sociedade serrinhense, na Bahia; 2) verificar a presença de características educativas em suas ações; 3) registrar as alterações sociais ocorridas entre 1950 e 1992 na cidade; 4)verificar a relação entre alterações sociais e ações educativas do padre Demócrito. Na fun damentação teórica, com leituras principalmente de obras de Celso de Rui Beisiegel, Paulo Freire e Luiz Eduardo Wanderley, procura identificar quais são as características de educador, diferenciando-o do profissional professor; tece algumas considerações sobre movimentos sociais e sobre a influência da Igreja Católica nos movimentos sociais no Nordeste. Procura responder à pergunta se os múltiplos papéis desempenhados por Demócrito Mendes de Barros na sociedade serrinhense, na Bahia, atuando como padre, como organizador social e como professor, são expressões da personalidade do educador. Foi utilizada história oral, complementada com fontes documentais, jornalísticas e iconográficas. Como resultados mostra o papel significativo que têm os educadores para a organização da sociedade, bem como para as transformações sociais, mostra uma série de características de educadores, apresenta algumas conclusões sobre a maneira como atuam os educadores, além de significa tivos registros de história da educação em Serrinha-BA e contribui para que se compreenda a inserção de Demócrito Mendes de Barros na trajetória política-partidaria dos grupos dominantes no município.en
dc.format.extent25808360 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.publisherUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.en
dc.subjectEDUCADORESen
dc.subjectORGANIZAÇÕES SOCIAISen
dc.subjectIGREJA CATÓLICAen
dc.subjectHISTÓRIA DA EDUCAÇÃOen
dc.titleReligião, sociedade e educação: a atuação do padre Demócrito Mendes de Barros em Serrinha(BA): 1950 - 1992en
dc.typeThesisen
Appears in Collections:Outros temas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAO021.pdf25.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools