Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2749
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | RIBEIRO, Marlene | - |
dc.contributor.author | CASTELL, Cleusa Helena Guaita Peralta | - |
dc.date.accessioned | 2010-11-05T18:13:33Z | - |
dc.date.available | 2010-11-05T18:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | CASTELL, Cleusa Helena Guaita Peralta. Metaforizando a vida na terra: um recorte sobre o caráter pedagógico do Teatro-Fórum e sua mediação nos processos de transição agroecologica e cooperação em Rio Grande-RS. 2007. 254f. Tese (Doutorado em Educação) Universidade . Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. 2007. Porto Alegre. Orientador(a): Marlene Ribeiro. | en |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2749 | - |
dc.description.abstract | Este estudo aborda o papel da arte como instrumento social, vinculada ao trabalho e à necessidade de dar voz a quem sofre qualquer tipo de opressão. A presente pesquisa, cujos antecedentes situam-se no campo da educação ambiental, insere-se no campo da educação de inspiração popular, uma abordagem sobre a Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire) e do Teatro do Oprimido (Augusto Boal), e promove a reflexão sobre a dialética opressor-oprimido nos dias atuais. Traz como proposta de trabalho os desafios da educação estética do cotidiano, no campo do ensino das artes, em resposta à expropriação da capacidade de metaforizar a vida. Para tanto, busca compreender em Vygotsky o conceito de imaginação como base da produção simbólica, condição para a criação de metáforas, desautorizada pela escola. Voltando-se para os sujeitos do campo, especialmente, incorpora dois eixos temáticos de análise: a arte como ferramenta metodológica (forma) e a transição agroecológica (conteúdo). Entre os três grupos-sujeitos escolhidos, destaca os agricultores-pescadores da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande, RS) e sua inserção num determinado modelo de desenvolvimento rural, frente à transição agroecológica para a agricultura familiar. A agroecologia, uma ciência em construção, aparece como área de conhecimento central para o trabalho, despontando como alternativa ao modelo dominante de desenvolvimento, eminentemente agroexportador. São confrontados dois conceitos do ponto de vista da agricultura em transição agroecológica: o desenvolvimento sustentável e a emancipação humana. Finalmente, apresenta a linguagem popular do Teatro-Fórum, enquanto ferramenta metodológica capaz de mediar as narrativas dos sujeitos de pesquisa para a recriação da própria realidade. O esforço teórico sobre uma das reflexões centrais deste trabalho, a emancipação humana, apresenta-se de forma articulada com o seu corpus empírico, que expõe e procura compreender as narrativas dos grupossujeitos, especialmente nas performances de teatro. São apresentadas quatro performances de Teatro-Fórum e uma de Teatro-lmagem, acompanhadas de sua análise categorial. | en |
dc.format.extent | 28201525 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. | en |
dc.subject | TEATRO POPULAR | en |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | en |
dc.subject | AGROECOLOGIA | en |
dc.title | Metaforizando a vida na terra: um recorte sobre o caráter pedagógico do Teatro-Fórum e sua mediação nos processos de transição agroecologica e cooperação em Rio Grande-RS | en |
dc.type | Thesis | en |
Appears in Collections: | Outros temas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACAO019.pdf | 27.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools