Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2217
Title: Os Efeitos do Uso do Computador na Subjetividade do Adolescente
Authors: LEBEDEFF, Eldon Henrique Mühl; BOLIVAR, Tatiana
ESTACIA, Jamile
Keywords: SUBJETIVIDADE;ADOLESTENTES;INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade de Passo Fundo
Abstract: O computador, mais especificamente o uso da internet, tem ocupado um lugar bastante significativo na vida dos adolescentes, encontrando-se presente no meio escolar, no convívio social e familiar. A intensidade do uso do computador, entre os aparelhos eletrônicos, tem superado a da televisão em termos de horas por dia. O presente estudo visa investigar quais são as influências e modificações que a presença constante da internet no dia-a-dia dos adolescentes, inclusive pela ideologia que propõe, pode produzir nos modos de interação, nas formas de comunicação e na organização do pensamento do jovem contemporâneo. Através de um levantamento nas escolas da cidade, selecionamos, inicialmente, uma amostragem de internautas e, num segundo momento, aprofundamos nossa análise através da técnica de estudo de caso. Como resultado, observamos que o uso do computador interfere na subjetividade dos adolescentes de diferentes formas: levando em consideração a singularidade da organização psíquica, o meio social e familiar dos mesmos, a relação de "interatividade" pode permitir uma vivência em que a experiência de criatividade e interação com os iguais e o meio é capaz de auxiliar a criança ou o jovem em processo de desenvolvimento; por outro lado, em outros casos, determina uma relação com o computador marcada por um caráter de submissão e dependência.
Description: CENTRAL
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2217
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf431.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools