Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2211
Title: FASCÍNIO E ALIENAÇÃO NO CIBERESPAÇO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O CAMPO DA EDUCAÇÃO
Authors: CAMPOS, Rogerio Cunha De
LIMA, Nádia Laguárdia De
Keywords: EDUCAÇÃO;CIBERESPAÇO;ALIENAÇÃO
Issue Date: 2003
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Abstract: ESTE TRABALHO BUSCOU INVESTIGAR A EXISTÊNCIA DO FASCINIO PELA VIRTUALIDADE, AS SUAS CAUSAS, BEM COMO OS SEUS EFEITOS SUBJETIVOS. PARA ISTO, UTILIZOU-SE DE RECURSOS DA TEORIA PSICANALÍTICA SOBRE A FUNÇÃO DA IMAGEM NA SUBJETIVIDADE, DE QUESTIONÁRIOS ENVIADOS A USUÁRIOS DA INTERNET, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÕES DE JOVENS EM INTERAÇÃO COM OS JOGOS ELETRÕNICOS. A ANÁLISE DOS DADOS CONFIRMOU A EXISTÊNCIA DE UM FASCÍNIO PELA INTERNET E TAMBÉM A BUSCA DA VIRTUALIDADE COMO FORMA DE SE REFUGIAR DAS DIFICULDADES SOCIAIS, COMO RECURSO TERAPÊUTICO, COMO EXERCÍCIO LIBERADOR E COMO CAMPO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE. O ESTUDO TEÓRICO SOBRE A FUNÇÃO DA IMAGEM NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA REVELOU QUE O FASCÍNIO ESTÁ RELACIONADO PRINCIPALMENTE AO PODER ESTRUTURANTE E IDENTIFICATÓRIO DA IMAGEM. A MULTIPLICIDADE DE IMAGENS NA CONTEMPORANEIDADE E ACREENTE VIRTUALIDADE TECNOLÓGICA TÊM PROMOVIDO A EXPANSÃO DO REGISTRO IMAGINÁRIO DA SUBJETIVIDADE, COM TODOS OS SEUS EFEITOS: PERDA DA DIMENSÃO SIMBÓLICA, QUE SE TRADUZ EM TERMOS DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS E NAS INTERAÇÕES VIRTUAIS; BUSCA PELO PRAZER, IMEDIATO E UM DESINTERESSE PELAS ATIVIDADES QUE EXIGEM UM ESFORÇO OU ADIAMENTE DE SAFISTAÇÃO; SOLUÇÕES FÁCEIS; CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS SOCIAIS MENOS FRUSTANTES E A ILUSÃO DE SE TER "TUDO" NUM EXTREMO ESSA UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO VIRTUAL PODE LEVAR A UMA POSIÇÃO DE ALIENAÇÃO Á IMAGEM FASCINANTE, COM A CONSEQUENTE PERDA REFLEXIVA E CRÍTICA DO PENSAMENTO.
Description: BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2211
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf665.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools