Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Rosa Maria Hesselpt_BR
dc.contributor.authorCASTRO, Tatiana Brocardo Dept_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-18T23:56:39Z-
dc.date.available2009-03-18T23:56:39Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2198-
dc.descriptionMARTINHO LUTEROpt_BR
dc.description.abstractENTENDENDO QUE AS REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES PODEM SER MÚLTIPLAS E CAMBIANTES E QUE SE EVIDENCIAM TAMBÉM NAS PRÁTICAS DE ESCRITA ÍNTIMA QUE SE OBSERVA NOS BLOGS, COMUMENTE CHAMADOS DE ?DIÁRIOS ÍNTIMOS DA INTERNET?, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES DAS JOVENS BLOGUEIRAS QUE ESCREVEM NESSE GÊNERO VIRTUAL DE ESCRITA ÍNTIMA. O TRABALHO TEM COMO BASE TEÓRICA OS ESTUDOS CULTURAIS EM EDUCAÇÃO E OS ESTUDOS SOBRE CIBERCULTURA E UTILIZOU COMO MATERIAL DE ANÁLISE QUATRO BLOGS DE JOVENS BRASILEIRAS NA FAIXA ETÁRIA SUPOSTA ENTRE 10 E 18 ANOS. OUTRO CRITÉRIO DE ESCOLHA FOI O DE SELECIONAR BLOGS DE BLOGUEIRAS DE DIFERENTES REGIÕES GEOGRÁFICAS BRASILEIRAS, DEVIDO À RIQUEZA POSSÍVEL VINDA DESTA DISPERSÃO. FORAM COLETADOS TODOS OS POSTS DOS 4 BLOGS NO PERÍODO DE DOIS MESES. ASSUME-SE A HIPÓTESE DE QUE A ESCRITA ÍNTIMA EM BLOGS EMERGE EM MEIO ÀS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE REPRESENTAÇÕES DAS IDENTIDADES JUVENIS, ATRAVÉS DA EXPOSIÇÃO PÚBLICA DO UNIVERSO DA INTIMIDADE, EM NARRATIVAS SOBRE AS ATIVIDADES DIÁRIAS DO COTIDIANO. DO NOSSO PONTO DE VISTA, A FORMA COMO É REPRESENTADO O UNIVERSO JUVENIL NA ESCRITA ÍNTIMA DESTA BLOGUEIRAS É CARACTERIZADA PELA RELAÇÃO QUE ESTABELECEM COM O LEITOR, ATRAVÉS DA PUBLICIZAÇÃO DE SI. TAL RELAÇÃO SE ESTABELECE NUM ESPAÇO EM QUE TAMBÉM SE CONSTITUEM E EXPRESSAM IDENTIDADES, A PARTIR DA ?ESCRITA DE SI? E COMPARTILHAMENTO COM O OUTRO. ESTA PRÁTICA RECENTE DE ESCRITA ÍNTIMA NOS BLOGS É ASSOCIADA AOS DIÁRIOS ÍNTIMOS DO PASSADO, MAS COMPORTA UMA FORMA DE ESCRITA DIFERENCIADA, QUE SE DÁ ATRAVÉS DA CONJUNÇÃO DE TEXTOS VERBAIS ESCRITOS, EM UMA LINGUAGEM TÍPICA DA INTERNET, E DE TEXTOS IMAGÉTICOS, DE IMAGENS CAPTURADAS DA PRÓPRIA REDE. ENTENDEMOS QUE ESTA É UMA FORMA DESTAS JOVENS BLOGUEIRAS EXPRESSAREM AS SUAS REPRESENTAÇÕES DO UNIVERSO ESCOLAR, FAMÍLIA, AMIGOS, PREFERÊNCIAS MUSICAIS, MUITO MAIS DO QUE A BUSCA DA ESPETACULARIZAÇÃO. ENTRE OS VÁRIOS ACHADOS DA ANÁLISE, ENCONTRARAM-SE IDENTIDADES JUVENIS EM QUE O UNIVERSO ESCOLAR ADQUIRE IMPORTÂNCIA, ATRAVÉS DAS CONSTANTES NARRATIVAS RELATIVAS A ESCOLAS, PROFESSORES, TAREFAS ESCOLARES, E EM QUE O MUNDO DO CONSUMO NÃO SE MOSTROU DE FORMA TÃO EVIDENTE. ESTA ANÁLISE APONTA, PORTANTO, PARA A NECESSIDADE DE CONSIDERAR A MULTIPLICIDADE DAS IDENTIDADES JUVENIS NA CONTEMPORANEIDADE, FUGINDO AO ESTEREÓTIPO E À SIMPLIFICAÇÃO.pt_BR
dc.format.extent2366487 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASILpt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectBLOGpt_BR
dc.subjectINTERNETpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, MÍDIA E TICpt_BR
dc.subject.otherMÍDIA - Apropriações, usos e representaçõespt_BR
dc.titleJOVENS BLOGUEIRAS - UM ESTUDO SOBRE IDENTIDADES JUVENIS NA INTERNETpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Mídia e Tecnologias de Informação e Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools