Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2130
Title: CORPO E JUVENTUDE: A NOMEAÇÃO DO OUTRO
Authors: FISCHER, Rosa Maria Bueno
SLOMKA, Marcelo
Keywords: CORPO;JOVENS;IMAGEM CORPORAL
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract: A PESQUISA TRATA DE UMA TEMÁTICA ESPECÍFICA: AS FORMAS E CONTORNOS QUE O CORPO ADQUIRE NA SUBJETIVAÇÃO DE SI E DO OUTRO, COMO LUGAR DE IDENTIFICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA CONSISTE EM PROCURAR COMPREENDER A RELEVÂNCIA QUE O CORPO ASSUME ATUALMENTE NOS MODOS DE NOMEAÇÃO DO OUTRO JOVEM, E DE QUE MODO ISSO ESTARIA AFETANDO OS SUJEITOS. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA ANÁLISE DE IMAGENS SOBRE CORPOS JOVENS E UM ESTUDO SOBRE DEPOIMENTOS DE ESTUDANTES A RESPEITO DO TEMA, A FIM DE PROBLEMATIZAR DISCURSOS E PRÁTICAS DIVERSAS QUE SE PRODUZEM E CIRCULAM RELACIONADAS A ESSE DEBATE. EM TERMOS METODOLÓGICOS, TRABALHAMOS COM DOIS GRUPOS FOCAIS, DE 12 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, NA FAIXA DE IDADE ENTRE 15 E 18 ANOS, QUE DISCORRERAM SOBRE 28 FOTOGRAFIAS DE CORPOS JOVENS E SOBRE SEQÜÊNCIAS DE DOIS FILMES. UTILIZANDO CONCEITOS COMO ALTERIDADE, CORPO, JUVENTUDE, DIFERENÇA E SUBJETIVIDADE, DE AUTORES COMO JURANDIR FREIRE COSTA, FRANCISCO ORTEGA, MICHEL FOUCAULT E DENISE SANT?ANNA, ENTRE OUTROS, PUDEMOS CONCLUIR, MESMO PROVISORIAMENTE, QUE A IMAGEM DO CORPO PARECE ESTAR REGULANDO, EM GRANDE MEDIDA, AS RELAÇÕES ENTRE OS JOVENS, DE FORMA A QUALIFICAR, CARACTERIZAR E ORDENAR O OUTRO, ASSIM COMO DEFINIR SEU RESPECTIVO PERTENCIMENTO NAS ESFERAS SOCIAIS. OS DEPOIMENTOS COLETADOS INDICAM QUE AS RELAÇÕES NESSA SOCIEDADE E CULTURA PARECEM ESTAR CONSTRUÍDAS EM TORNO DE UM APELO FORTEMENTE IDEALIZADO SOBRE A IMAGEM, EM RELAÇÃO À QUAL OS INDIVÍDUOS SE VÊEM ENTRE A RESISTÊNCIA E A SUBMISSÃO.
Description: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2130
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens e Corpo

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf766.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools