Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2109
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOLL, Jaqueline | pt_BR |
dc.contributor.author | BROD, Anelise | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:41:07Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:41:07Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2109 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | A INVESTIGAÇÃO REALIZADA NA PRESENTE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO TEM COMO OBJETO CENTRAL DE ESTUDO AS PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS DE UM GRUPO DE JOVENS DE ERECHIM, DENTRO DA TEMÁTICA DA JUVENTUDE. ESTE OBJETO FOI PROBLEMATIZADO A PARTIR DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: ESTAS PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS SÃO CONFIGURADORAS DE CONSTRUÇÕES DE SABERES PARA ALÉM DO ESPAÇO ESCOLAR? TENDO COMO ATITUDE DE FUNDO A PREOCUPAÇÃO COM A RIGOROSIDADE DA ANÁLISE E INSTIGADA POR UMA NECESSÁRIA CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA, A DISSERTAÇÃO UTILIZOU UMA METODOLOGIA EM QUE SE COMBINARAM OBSERVAÇÃO EMPÍRICA, ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTAS-DIÁLOGO, COM O APOIO DE UM DIÁRIO DE CAMPO E DE UM GRAVADOR, DE UM LADO, E COM O SUPORTE TEÓRICO DE UMA VARIADA GAMA DE AUTORES ESPECIALISTAS, TANTO NA ÁREA DA METODOLOGIA DA PESQUISA COMO DAS TEORIAS DA JUVENTUDE, DE OUTRO LADO. O DESVELAMENTO DO OBJETO DE PESQUISA E CONSEQÜENTE RESPOSTA À PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA TROUXE COMO PRINCIPAIS AS SEGUINTES OBSERVAÇÕES E CONCLUSÕES: 1º OS JOVENS PESQUISADOS SÃO SUJEITOS SOCIAIS E COMO TAIS NÃO PODEM SER VISTOS APENAS PELO VIÉS DA NEGATIVIDADE E DE ESTEREÓTIPOS GENERALIZADORES. 2º OS JOVENS, NA ÓTICA SÓCIO-POLÍTICO-CULTURAL AQUI VISADA, BUSCAM SUA REALIZAÇÃO, SUA QUALIDADE DE VIDA E SUA SOCIALIZAÇÃO EM PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS, ONDE EXPERIENCIAM SOLIDARIEDADE, AUTONOMIA E VIVÊNCIA HUMANA. 3º OS JOVENS CONSTROEM SABERES TAMBÉM NO ESPAÇO E TEMPO URBANOS QUE COMPLEMENTAM E, POR VEZES, TRANSCENDEM OS SABERES DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ESPAÇO ESCOLAR, POIS, ENQUANTO ESTES SÃO MAIS DA ORDEM PSICOGENÉTICA DO OBJETO DO SABER, AQUELES SÃO MAIS DA ORDEM SOCIOGENÉTICA DOS SUJEITOS ARTESÃOS DO SABER. | pt_BR |
dc.format.extent | 1182305 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | SABERES | pt_BR |
dc.subject | PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, MODOS DE VIDA E SOCIALIZAÇÃO | pt_BR |
dc.title | PRÁTICAS E TRAJETÓRIAS JUVENIS PELO ESPAÇO DA CIDADE DE ERECHIM | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Modos de Via e Socialização |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools