Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2065
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBRITO, Luiz Carlos Cerquinho Dept_BR
dc.contributor.authorABTIBOL, Margareth Soarespt_BR
dc.coverage.spatialAMpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:38:59Z-
dc.date.available2009-03-14T18:38:59Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2065-
dc.descriptionPPGE/FACEDpt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe um estudo sobre a formação do sujeito-autor. Nosso objetivo foi analisar o processo de constituição desse sujeito, a partir de uma visão sócio-histórica que supõe uma concepção de sujeito pautado na interação social entre o sujeito/linguagem/mundo e seus outros. Pretendeu-se compreender a participação da família, dos pares etários dos meios de comunicação social e da educação com instâncias da constituição do sujeito-autor. Este estudo se apoia nas categorias: interação social, mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal propostos por Vygotsky e dialogismo, monologismo elaborados por Bakhtin. O estudo se caracteriza como qualitativo e quantitativo e teve como sujeitos, estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Fundação Bradesco. O modelo de análise adotado foi a análise de conteúdo. Os mediadores participam como ensinantes, suporte emocional, interlocutores que aprovam, intertextualidade, modelo de estrutura textual e como interlocutores que avaliam e impulsionam.pt_BR
dc.format.extent764467 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectMEDIADORESpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherESTUDOS PSICOLÓGICOS/PSICANALÍTICOS SOBRE JUVENTUDpt_BR
dc.titleA constituição do sujeito-autor: entrecruzando realidadespt_BR
Appears in Collections:Estudos Psicológicos/Psicanalíticos sobre Juventude

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf746.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools