Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2055
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippinpt_BR
dc.contributor.authorCOELHO, Carlos Alberto Gouvêapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.available2009-03-14T18:38:04Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.date.submitted1999pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2055-
dc.descriptionUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO BUSCA ESTUDAR O PAPEL QUE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA POR UM CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO, O CURSO TÉCNICO DE ELETRÔNICA DO CEFET-RJ, TEM REPRESENTADO PARA A VIDA DE SEUS EGRESSOS, EM UMA PERSPECTIVA DE PREPARAÇÃO PARA O TRABALHO, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DE INCLUSÃO SOCIAL. PARA OBTER AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS FOI CONDUZIDA UMA INVESTIGAÇÃO COMPRENDENDO O LEVANTAMENTO DE DADOS NA INSTITUIÇÃO E O CONTATO COM EGRESSOS DO CURSO QUE O TINHAM CONCLUÍDO ENTRE 1RESUMO 87 E 1994, ATRAVÉS DO ENVIO DE UM QUESTIONÁRIO A UMA AMOSTRA SIGNIFICATIVA. NA INSTITUIÇÃO FORAM COLHIDOS DADOS RESULTANTES DE PESQUISAS FEITAS COM ALUNOS DA PRIMEIRA SÉRIE E COM ESTAGIÁRIOS. BUSCOU-SE EM TODOS OS LEVANTAMENTOS DETERMINAR O NÍVEL SÓCIO-ECONÔMICO DOS ESTUDANTES AO INÍCIO DO CURSO POSSA TER OFERECIDO AOS SEUS EGRESSOS PARA SITUAREM-SE NO MUNDO DO TRABALHO E NA SOCIEDADE. PARA COMPREENDER A PROBLEMÁTICA ABORDADA E SITUAR CRITICAMENTE DOS DADOS OBTIDOS, RECORREU-SE A AUTORES QUE ABORDAM A RELAÇÃO EDUCAÇÃO-TRABALHO E O PAPEL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL OFERECIDA PELA ESCOLA MÉDIA, TAISCOMO ANTONIO GRAMSCI, GAUDÊNCIO FRIGOTTO, ACÁCIA KUENZER, CELSO FERRETI E LUIZ ANTIONIO CUNHA. A ANÁLISE DOS DADOS OBTIDOS MOSTROU QUE O ALUNADO DO CURSO EM QUESTÃO É PREDOMINANTEMENTE DE CLASE MÉDIA, NÃO NECESSITANDO TRABALHAR IMEDIATAMENETE APÓS A CONCLUSÃO DO CURSO E, POR ISSO, PODENDO PROSSEGUIR OS ESTUDOS EM CURSOS SUPERIORES. O CURSO TÉCNICO, PARA A MAIORIA DELES, NÃO REPRESENTOU, ASSIM, UMA OPORTUNIDADE DE INCLUSÃO SOCIAL, MAS SIM DE CRESCIMENTO DA PERSONALIADE, DE PREPARO PARA A VIDA E PARA O MUNDO DO TRABALHO, ESTIMULANDO E FAVORECENDO O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.pt_BR
dc.format.extent458729 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectENSINO TÉCNICOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnicopt_BR
dc.titlePREPARANDO PARA O TRABALHO OU PREPARANDO PARA A VIDA? O CASO DA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS EM ELETRÔNICA NO CEFET-RJpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Escola e Trabalho

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf447.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools