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dc.contributor.advisorSANCHEZ, Sandra Barrospt_BR
dc.contributor.authorMANSOR, Paulo Robsonpt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:37:57Z-
dc.date.available2009-03-14T18:37:57Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2027-
dc.descriptionBIBLIOTECA DA UFRURALRJpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO PROPOSTO NESTA DISSERTAÇÃO FOI O DE IDENTIFICAR E ANALISAR O PERFIL DOS EGRESSOS FORMADOS NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE ES, ANTES E DEPOIS DA ÚLTIMA REFORMA DA EDUCAÇÃO, QUANTO A SUA INSERÇÃO AO MERCADO DE TRABALHO, E NÃO SÓ QUANTO À EMPREGABILIDADE, MAS TAMBÉM, QUANTO ÀS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS CONFERIDAS AOS EGRESSOS, NO QUE DIZ RESPEITO ÀS EXIGÊNCIAS DE MERCADO, CUJO LEMA ANTERIOR À REFORMA ERA APRENDER A FAZER E FAZER APRENDER , E PÓS-REFORMA APRENDER A APRENDER . ANTES DA REFORMA, A ESCOLA OFERECIA O CURSO TÉCNICO EM AGROPEUCÁRIA. DEPOIS DA REFORMA FORAM INCLUÍDOS OS CURSOS TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA E PÓS-MÉDIO TÉCNICO EM CAFEICULTURA, INFORMÁTICA E AQÜICULTURA. PROCUROU-SE ORGANIZAR O TRABALHO DA SEGUINTE FORMA : PRIMEIRAMENTE CONSTITUIU-SE NO RESGATE DA HISTÓRIA DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE, DESDE A FUNDAÇÃO ATÉ O PRESENTE MOMENTO, BEM COMO A SUA INSERÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL DO PAÍS COMO FORMADORA DE MÃO-DE-OBRA PARA O SETOR AGROPECUÁRIO, ATRAVÉS DOS ÓRGÃOS E LEIS DA EDUCAÇÃO. O QUESTIONAMENTO FOI LEVANTADO ATRAVÉS DE DADOS OBTIDOS NAS REUNIÕES, VISITAS, ENCONTROS, ENTREVISTAS E APLICAÇÕES DE QUESTIONÁRIOS, POIS DEVIDO A FALTA DE INFORMAÇÕES DA INSTITUIÇÃO QUANTO AO PERFIL DOS SEUS EGRESSOS TORNOU-SE RELEVANTE A PESQUISA, PARA A ADEQUAÇÃO DOS CURSOS OBJETIVANDO ATENDER À DEMANDA DE MERCADO, VISTO TER A INSTITUIÇÃO POUCOS INSTRUMENTOS PARA LEVANTAR E ANALISAR TAL QUESTÃO. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA OS ALUNOS DA EAFA, QUE APÓS O TREINAMENTO, APLICARAM OS QUESTIONÁRIOS NOS TRINTA E QUATRO MUNICÍPIOS DO SUL DO ESTADO, QUE CONSTITUÍRAM O FOCO DA PESQUISA, ONDE FORAM SELECIONADOS SESSENTA E OITO EDUCANDOS RESIDENTES NESTES MUNICÍPIOS, HAVENDO A APLICAÇÃO DE 164 QUESTIONÁRIOS. SALIENTAMOS TAMBÉM O LEVANTAMENTO DA PESQUISA REALIZADA NO ENCONTRO DOS EX-ALUNOS DA EAFA, NO MÊS DE JULHO DE 2003, ONDE FORAM APLICADOS 243 QUESTIONÁRIOS, NUM TOTAL DE 407 QUESTIONÁRIOS APLICADOS NESTA PESQUISA, CONSTATAÇÃO ESTA, JUNTO À ANÁLISE DOCUMENTAL E OBSERVAÇÃO PRESENCIAL, DA REALIDADE DO PERFIL DOS EGRESSOS DESTE EDUCANDÁRIO. NO ÚLTIMO MOMENTO, PROPOMOS A ESTE EDUCANDÁRIO A REVISÃO DA CARGA HORÁRIA DOS CURSOS MINISTRADOS, BEM COMO A ADEQUAÇÃO DAS PRÁTICAS COM TEORIAS, ADEQUAÇÃO DO ANO LETIVO COM O ANO AGRÍCOLA, UMA MAIOR INTEGRAÇÃO DA ESCOLA COM A COMUNIDADE, UM MAIOR APOIO AO SINDICATO E CLASSES REPRESENTATIVAS, DESENVOLVENDO POLÍTICAS EDUCACIONAIS PELA MELHORIA SALARIAL, RECONHECIMENTO E REGULARIZAÇÃO DAS PROFISSÕES E FINALMENTE A ADEQUAÇÃO PERMANENTE DOS CURRÍCULOS ÀS EXIGÊNCIAS DO MERCADO.pt_BR
dc.format.extent2139377 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectEGRESSOSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AGRÍCOLApt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnicopt_BR
dc.titleEGRESSOS DA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE ALEGRE E SUA INSERÇÃO REGIONALpt_BR
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