Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/2017
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | SIQUEIRA, Janes Terezinha Fraga | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:37:55Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:37:55Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2017 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO DE TESE ESTUDA AS CONDIÇÕES ESCOLARES E, AO MESMO TEMPO, DE TRABALHO QUE VIVEM OS JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE ? RS. ESTUDAMOS TAMBÉM OS SIGNIFICADOS QUE O TRABALHO TEM PARA ESSES JOVENS, PARA SEUS PAIS E PARA SEUS PROFESSORES. ESSES ESTUDANTES RECEBEM UM SALÁRIO PELO TRABALHO QUE REALIZAM NO MEIO PORTO-ALEGRENSE, NO QUAL DESENVOLVEM DIVERSAS ATIVIDADES ALHEIAS AO ESTUDO. NOSSO INTERESSE ERA CONHECER ESSA REALIDADE DE MANEIRA MAIS PROFUNDA, SEGUINDO A LINHA DE INVESTIGAÇÃO QUE HAVÍAMOS INICIADO EM NOSSA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. NÃO SOMENTE CONHECER, MAS TAMBÉM, À LUZ DOS RESULTADOS, ELABORAR UMA PROPOSTA PARA TRATAR DE MELHORAR A SITUAÇÃO DESSES JOVENS, TRABALHADORES E ESTUDANTES. NOSSA INVESTIGAÇÃO É DE NATUREZA QUALITATIVA. É UM ESTUDO DE CASO DESENVOLVIDO E APOIADO NA DIALÉTICA MATERIALISTA. NOSSA POPULAÇÃO E AMOSTRA SE CONSTITUÍRAM DE ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, DE PROFESSORES (AS) E DE MÃES DESSES (AS) ALUNOS (AS). A COLETA DE INFORMAÇÕES SE DEU, FUNDAMENTALMENTE, ATRAVÉS DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. ANALISAMOS TAMBÉM DOCUMENTOS DAS ESCOLAS, AS LEIS DE TRABALHO, BEM COMO AS LEIS ?PROTETIVAS? DO TRABALHO DOS JOVENS. REALIZAMOS A REVISÃO DE LITERATURA COM O OBJETIVO DE CONHECER OS ANTECEDENTES DO ESTUDO DESENVOLVIDO, OS ESTUDOS QUE EXISTEM SOBRE JOVENS, AS LEIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTADUAIS, AS POLÍTICAS PÚBLICAS NACIONAIS E AS POLÍTICAS MUNDIAIS PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. OS RESULTADOS QUE ENCONTRAMOS EM NOSSA TESE NÃO DESMENTEM OS RESULTADOS ENCONTRADOS EM NOSSA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, QUANDO DEMONSTRAMOS QUE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO CONDICIONAM O MUNDO DA EDUCAÇÃO, LEVANDO OS JOVENS QUE TRABALHAM A ENFRENTAR MAIORES DIFICULDADES NOS ESTUDOS. BUSCAMOS INVESTIGAR, NO ENTANTO, ALÉM DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E DE ESTUDO, OS SENTIDOS DADOS PELOS JOVENS AO TRABALHO E AO ESTUDO, E OS SENTIDOS DADOS AOS MESMOS PELAS MÃES DESSES JOVENS E POR SEUS PROFESSORES. PARTINDO DE SEUS RELATOS, SOBRE OS DIVERSOS ASPECTOS E ELEMENTOS QUE CONSTITUEM AS SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, CONSTATAMOS QUE: OS JOVENS TRABALHAM POR NECESSIDADE; EM MUITOS CASOS ESSE TRABALHO APRESENTA CONDIÇÕES DESFAVORÁVEIS; OS JOVENS FICAM DEMASIADAMENTE CANSADOS DEVIDO À QUANTIDADE DE HORAS TRABALHADAS; O TRABALHO ATRAPALHA OS ESTUDOS E O ESTUDO ATRAPALHA O TRABALHO. SOBRE AS CONDIÇÕES ESCOLARES, CONSTATAMOS QUE: OS JOVENS PERMANECEM POUCO TEMPO NA ESCOLA PARA QUE O ESTUDO POSSA CONTRIBUIR PARA UMA REAL POSSIBILIDADE FUTURA QUE OS AJUDE A NEGAR SUA CONDIÇÃO DE POBREZA; AS CONDIÇÕES MATERIAIS DA ESCOLA E DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NÃO CORRESPONDEM AOS DESEJOS DOS ALUNOS E TAMPOUCO DOS PROFESSORES; AS ESCOLAS NÃO TÊM UMA POLÍTICA GERAL QUE ATENDA AS NECESSIDADES DOS JOVENS QUE TRABALHAM E ESTUDAM. QUANTO AOS SENTIDOS DADOS AO TRABALHO, CONSTATAMOS QUE OS MESMOS SE FORMAM NA CONSCIÊNCIA DOS JOVENS COMO ALGO POSITIVO, POIS PODEM COMPRAR ROUPAS, CALÇADOS, MATERIAIS ESCOLARES, AJUDAR A FAMÍLIA, IR A FESTAS, AO CINEMA, A UM SHOW, FAZER AMIGOS. RESSALTAM A IMPORTÂNCIA DE APRENDER A SE RELACIONAR COM AS DEMAIS PESSOAS E DIZEM APRENDER ?COISAS? NO TRABALHO. SENTEM-SE MAIS RESPONSÁVEIS E RESPEITADOS. O SENTIDO DADO AO ESTUDO COLOCA-O COMO FUNDAMENTAL ENQUANTO POSSIBILIDADE DE APRENDER PARA TER UMA PROFISSÃO, POSSIBILIDADE DE FAZER AMIGOS E ZOEIRA (FAZER FESTA), COMO MENOS SÉRIO QUE O TRABALHO E COMO POSSIBILIDADE FUTURA. DIANTE DAS CONDIÇÕES E SENTIDOS ENCONTRADOS EM NOSSA PESQUISA, ATRAVÉS DO RELATO DOS ALUNOS, PROFESSORES E MÃES, PENSAMOS QUE AS CONDIÇÕES DE REALIDADE DE SUAS VIDAS, TANTO NO TRABALHO COMO NA FAMÍLIA E NA ESCOLA, ESTÃO EM CONTRADIÇÃO COM O SENTIDO DE POSSIBILIDADE FUTURA ALMEJADA POR ESSES JOVENS. EM NOSSAS CONCLUSÕES E SUGESTÕES, NOSSAS PROPOSTAS SE DIRIGEM A MUDAR AS CONDIÇÕES DE ESTUDO QUE DIFICULTAM A VIDA DOS (AS) JOVENS QUE TAMBÉM TRABALHAM. O MOMENTO POLÍTICO E ECONÔMICO EM QUE VIVEMOS, DE CLIMA NEOLIBERAL ONDE IMPERA O MERCADO E REINA A MERCADORIA, TORNA DIFÍCIL PROPOR MUDANÇAS NO TRABALHO DO (DA) JOVEM QUE TAMBÉM ESTUDA. POR ISSO, CONSIDERAMOS IMPORTANTE A ESCOLA CONSTRUIR UMA POLÍTICA GERAL PARA OS JOVENS QUE TRABALHAM E ESTUDAM. UMA ESCOLA QUE OS AJUDE A PERMANECER NA ESCOLA. UMA ESCOLA QUE CONSTRUA UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO PARA OS ALUNOS TRABALHADORES ESTUDANTES. QUE CORRESPONDA A POLÍTICA DE EJA DISCUTIDA NAS CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS E NOS FÓRUNS NACIONAIS QUE TRATAM DESSA MODALIDADE DE ENSINO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1603397 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | CONDIÇÕES DE TRABALHO | pt_BR |
dc.subject | CONDIÇÕES DE ESTUDO | pt_BR |
dc.subject | SIGNIFICADOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, ESCOLA E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA E TRABALHO - os jovens e a escola noturna | pt_BR |
dc.title | A LUTA DO JOVEM TRABALHADOR E ESTUDANTE NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE PORTO ALEGRE/RS - UM ESTUDO DE CASO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Escola e Trabalho |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools