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dc.contributor.advisorCARVALHO, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorROSA, Tatiane Da Silva Dapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:37:04Z-
dc.date.available2009-03-14T18:37:04Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1968-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractA PESQUISA SE PROPÔS A CONHECER AS VIVÊNCIAS DE LAZER DE JOVENS, ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO, MORADORES DO BAIRRO FARRAPOS, EM PORTO ALEGRE. O ESTUDO FOCALIZA AS CONCEPÇÕES DE LAZER DOS JOVENS POR ENTENDER QUE A VIVÊNCIA DO LAZER NÃO SE DÁ APENAS SOB BASES OBJETIVAS (TEMPO E ATIVIDADE) E QUE, PORTANTO, ASPECTOS DE ORDEM SUBJETIVA (ATITUDE, GOSTOS, PREFERÊNCIAS) NECESSITAM SER CONSIDERADOS. OUVIR O QUE OS JOVENS ENTENDEM POR LAZER E COMO ACREDITAM VIVÊ-LO TORNOU-SE O PRINCIPAL EMPREENDIMENTO DESTA PESQUISA. DESTE MODO, ENTREVISTAS FORAM UTILIZADAS COMO PRINCIPAL TÉCNICA PARA COLETA DE DADOS. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 12 JOVENS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 16 E 20 ANOS. REUNIMOS 6 MENINAS E 6 MENINOS COM ROTINAS DIFERENTES: JOVENS QUE TRABALHAM, JOVENS QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES EXTRA-ESCOLARES E JOVENS QUE APENAS ESTUDAM. ESTA INVESTIGAÇÃO SITUA-SE NO PARADIGMA QUALITATIVO COM ENFOQUE FENOMENOLÓGICO. BUSCOU-SE DESENVOLVER UMA ANÁLISE COMPREENSIVA DO LAZER DESTACANDO OS SIGNIFICADOS DESTE FENÔMENO PARA OS JOVENS. A DISCUSSÃO TEÓRICA É FEITA A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM AUTORES QUE INVESTIGAM OS TEMAS LAZER E JUVENTUDE. O LAZER DOS JOVENS DO BAIRRO FARRAPOS REFLETE A SITUAÇÃO ECONÔMICA DAS FAMÍLIAS E AS CONDIÇÕES MATERIAIS DO LUGAR ONDE VIVEM. O QUE APONTAM COMO LAZER OCORRE PRINCIPALMENTE DENTRO DO SEU BAIRRO, NAS IMEDIAÇÕES DE SUAS CASAS, NÃO ENVOLVE GASTOS E SE CONSTITUI ATRAVÉS DAS ATIVIDADES QUE REALIZAM COTIDIANAMENTE. O MODO COMO ESTES JOVENS VIVEM O LAZER APRESENTA DIFERENÇAS SUTIS QUE INDICAM PARTICULARISMOS DE GÊNERO. MUITAS VEZES O QUE CLASSIFICAM COMO LAZER ENVOLVE O MESMO TIPO DE ATIVIDADE E OCORRE, INCLUSIVE, NO MESMO LUGAR. AS COMPANHIAS E A UTILIZAÇÃO DE CERTOS ESPAÇOS EM DETERMINADOS DIAS OU HORÁRIOS DIFERENCIAM OS LAZERES DE MENINAS E MENINOS. NO QUE DIZ RESPEITO ÀS CONCEPÇÕES DE LAZER, OS JOVENS REFERIRAM-SE A ELE COMO UM MOMENTO, UMA HORA OU UM TEMPO INDICANDO ASSIM UM FATOR TEMPORAL. TAMBÉM O DEFINIRAM COMO ALGO QUE SE FAZ, OU SEJA, UMA ATIVIDADE. O LAZER É RELACIONADO A ESCOLHAS, AUSÊNCIA DE OBRIGAÇÕES E DIVERSÃO.pt_BR
dc.format.extent2178582 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectLAZERpt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE, LAZER, CONSUMO E SOCIABILIDADEpt_BR
dc.titleLAZER: CONCEPÇÕES E VIVÊNCIAS DE UMA JUVENTUDEpt_BR
Appears in Collections:Juventude, Lazer, Consumo e Sociabilidade

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