Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1959
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOBATO, Wolney | pt_BR |
dc.contributor.author | RODRIGUES, Tereza Cristina | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:36:15Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1959 | - |
dc.description | PUC MINAS | pt_BR |
dc.description.abstract | A EDUCAÇÃO AMBIENTAL OCUPA POSIÇÃO DE DESTAQUE NO CENÁRIO EDUCACIONAL EM DECORRÊNCIA DO AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS. EDUCAR O SER HUMANO PARA UMA NOVA REALIDADE EM QUE SE CONSIDERE A TERRA E OS RECURSOS NATURAIS COMO BENS ESSENCIAIS À MANUTENÇÃO DE VIDA É UMA NECESSIDADE. A CIDADANIA, POR SUA VEZ, RECEBE CENTRALIDADE NO MEIO EDUCACIONAL HAJA VISTA AS ATRIBUIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS CONFERIDAS À ESCOLA. O TRABALHO APRESENTADO INVESTIGOU O PROJETO DO NICHO AO LIXO QUE FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM BETIM. O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO FOI VERIFICAR SE O PROJETO EM QUESTÃO TRABALHOU A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA CIDADANIA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DETECTAR OS CONCEITOS QUE OS ATORES DA PESQUISA - EDUCADORES E EDUCANDOS - POSSUEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA, VERIFICAR SE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DESENVOLVIDAS NO TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DA CIDADANIA, IDENTIFICAR COMO A ESCOLA DESENVOLVE A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E, SE NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E EM OUTROS DOCUMENTOS ESCOLARES, ESSA FORMAÇÃO CONTEMPLA A ARTICULAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL, VERIFICAR QUE TIPO DE FORMAÇÃO OS PROFESSORES TIVERAM PARA TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SE ESSA FORMAÇÃO ESTÁ VOLTADA PARA A CIDADANIA, DETECTAR AS DIFICULDADES E FACILIDADES EM SE TRABALHAR A ARTICULAÇÃO DOS SABERES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA. PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS, OPTAMOS PELA PESQUISA QUALITATIVA E PELO ESTUDO DE CASO, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE REALIZAR UMA INVESTIGAÇÃO APROFUNDADA E CRITERIOSA EM UMA ÚNICA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI O LEVANTAMENTO DE DADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E ANÁLISE DOCUMENTAL. OS ATORES DA PESQUISA FORAM SELECIONADOS ENTRE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL CETAP (CENTRO EDUCACIONAL TÉCNICO E DE ARTES PROFISSIONAIS), CONSIDERANDO-SE O TEMPO DE PERMANÊNCIA NA UNIDADE EDUCACIONAL E O TURNO EM QUE DESENVOLVEM AS ATIVIDADES EDUCATIVAS. MESMO NÃO ADOTANDO ESTRATÉGIAS ESPECÍFICAS PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ, O PROJETO DO NICHO AO LIXO CONSEGUIU IMPRIMIR A POSTURA PARTICIPATIVA NOS EDUCANDOS. CONSTATA-SE QUE O PROJETO ANALISADO É PERPASSADO PELA VERTENTE DO CONSERVADORISMO DINÂMICO BEM COMO TRABALHA A NOÇÃO DE CIDADANIA DE MERCADO. | pt_BR |
dc.format.extent | 739871 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
dc.subject | CIDADANIA | pt_BR |
dc.subject | COLETA SELETIVA | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E MEIO AMBIENTE | pt_BR |
dc.title | A ARTICULAÇÃO ENTRE CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O PROJETO DO NICHO AO LIXO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens e Meio Ambiente |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools