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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1948
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Maria Lúcia De Amorim | pt_BR |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Marcio Luiz Quaranta | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:36:13Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:36:13Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1948 | - |
dc.description | ALUISIO DE ALMEIDA | pt_BR |
dc.description.abstract | O MODELO DE CIVILIZAÇÃO PREDOMINANTE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, ALICERÇADO EM UM CAPITALISMO MATERIALISTA E CONSUMISTA, NA DESSACRALIZAÇÃO DA NATUREZA E EM UMA CIÊNCIA DETERMINISTA QUE ESTUDA APENAS OS FENÔMENOS PREVISÍVEIS, QUE NEGA A INDETERMINAÇÃO E A INCERTEZA, AGONIZA. ELE PRODUZIU UM SER HUMANO FRÁGIL, PERMISSIVO, HEDONISTA E BANALIZADO, INCAPAZ DE EMOÇÕES E SENTIMENTOS PRÓPRIOS, QUE SE DEIXA CONDUZIR PASSIVAMENTE PELOS MODISMOS E PELA MÍDIA. O MOVIMENTO AMBIENTALISTA, REAÇÃO A ESTE MODELO DE CIVILIZAÇÃO E MODO DE SER COMO PESSOA, DESEMBOCOU EM UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, UM NOVO MODO DE SER NO MUNDO, QUE PRECONIZA UMA RELIGAÇÃO ENTRE OS SABERES TRADICIONAIS E CIENTÍFICOS E O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE VIDA NA TERRA, ELA PRÓPRIA CONSIDERADA COMO UM ORGANISMO EM NÍVEL PLANETÁRIO. ATRAVÉS DO CONTATO COM A NATUREZA, MESMO JÁ ALTERADA PELO HOMEM, CRIANÇAS E ADOLESCENTES PODEM DESCOBRIR A BELEZA LATENTE DE SEU MUNDO E VALORIZÁ-LO, REAGIR PERANTE O MAL-ESTAR DO SER HUMANO EM SEU PRÓPRIO PLANETA E RESGATAR A VONTADE DE MELHORÁ-LO E DE COM ELE CONVIVER PLENAMENTE. A INICIATIVA DESTE PROFESSOR E BIÓLOGO, EM PROMOVER EXCURSÕES A PARQUES E MUSEUS, COM OS EDUCANDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE SÃO PAULO ONDE TRABALHOU ATÉ 2002, PERMITIU A DEZENAS DE ADOLESCENTES ESTA OPORTUNIDADE. COM BASE TEÓRICA NA FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY, QUE VALORIZA O PAPEL MEDIADOR DO CORPO DA PESSOA NAS PERCEPÇÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE, EFETUOU-SE A ANÁLISE DE PROSA DAS PALAVRAS ESCRITAS E FALADAS PELOS ADOLESCENTES, DE SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS, DURANTE AS EXCURSÕES. COMO RESULTADO DO ESTUDO, VERIFICOU-SE QUE OS ESTUDANTES FORAM CAPAZES DE CHEGAR A ESSÊNCIAS SOBRE A NATUREZA E A VIDA SIMILARES ÀQUELAS INTUÍDAS POR DIVERSOS PESQUISADORES E PENSADORES QUE SE SITUAM ENTRE OS INOVADORES DA CIÊNCIA E DA FILOSOFIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 2097152 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DE SOROCABA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO AMBIENTAL | pt_BR |
dc.subject | MÉTODO DE ENSINO | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E MEIO AMBIENTE | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FENOMENOLOGIA: A CONTRIBUIÇÃO DA EXCURSÃO PARA AS PERCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE EM ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens e Meio Ambiente |
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