Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1922
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPEIXOTO, Ana Maria Casasantapt_BR
dc.contributor.authorANDRADE, Therezinhapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:35:27Z-
dc.date.available2009-03-14T18:35:27Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1922-
dc.descriptionPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação se insere no campo geral da História da Educação no Brasil, particularmente no campo da História das Instituições Escolares. Nela se analisa, a partir de pesquisa realizada em fontes documentais primárias, as práticas de formação de professores, no curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, Minas Gerais. Criada e dirigida por Helena Antipoff, essa instituição se constituiu num núcleo de referência na formação de professores para o ensino rural, no período compreendido entre 1950 e 1970. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como fonte privilegiada os diários escritos pelas alunas, no período de 1956-1959. Considerados pela escola como um dispositivo de formação dos futuros professores, neles as alunas registravam as práticas de formação desenvolvidas no interior da escola. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se baseou nos estudos sobre cultura escolar, desenvolvidos por Escolano (1998), Juliá (2001, 2002) e Faria Filho (2000, 2002, 2005). Seus resultados indicam que a preocupação com a formação de professores rurais, neste período, fazia parte de um projeto mais amplo de fixação do homem no campo. Indicam ainda que, se a experiência desenvolvida pelo curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo atingiu seu objetivo no sentido de preparar bem a professora, entretanto não atingiu sua finalidade – preparar quadros docentes para atuar no ensino rural –, uma vez que os professores aí formados foram absorvidos pelo sistema escolar urbano, onde atuaram com sucesso.pt_BR
dc.format.extent3008986 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt_BR
dc.subjectESCOLA RURALpt_BR
dc.subjectPROFESSORESpt_BR
dc.subjectFORMAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherESTUDOS HISTÓRICOS SOBRE JUVENTUDEpt_BR
dc.titleO quê os diários revelam: práticas de formação de professoras para a escola rural, curso normal regional Sandoval Soares de Azevedo - Ibirité, Minas Gerais, 1956-1959pt_BR
Appears in Collections:Estudos Históricos sobre Juventude

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools