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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1819
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | RANGEL, Mary Therezinha Alexandre Simen | pt_BR |
dc.contributor.author | CAETANO, Marcio Rodrigo Vale | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:31Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:31Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1819 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DO GARGOATÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | DIRECIONAMOS NOSSA DISSERTAÇÃO DE MODO A APONTAR ALGUNS CAMINHOS QUE AMPLIARAM A VISIBILIDADE DE HOMOSSEXUAIS E OS CONFRONTAMOS COM OS DADOS COLHIDOS NA PESQUISA DE CAMPO QUE INDICARAM A INVISIBILIDADE DOS SUJEITOS HOMOSSEXUAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES. MESMO RECONHECENDO AS REDES DE RELAÇÕES E ESPAÇOS QUE ESSES INDIVÍDUOS ATUAM COTIDIANAMENTE (FAMÍLIA, RELIGIÃO, TRABALHO ENTRE VÁRIOS OUTROS), DADO A OCULTAÇÃO DA PROBLEMÁTICA NOS ESPAÇOS ESCOLARES, NÃO EXISTINDO, NOS ÓRGÃOS OFICIAIS LEVANTAMENTOS ACERCA DAS AGRESSÕES SOFRIDAS EM ÂMBITO FÍSICO E PSÍQUICO, NEM AS FORMAS COMO SÃO TRATADAS COTIDIANAMENTE A TEMÁTICA E SUJEITO HOMOSSEXUAL NA ESCOLA, NOS VALEMOS DOS RELATOS DOS/DAS FREQÜENTADORES/AS E ATIVISTAS DA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL GRUPO ARCO-ÍRIS DE CONSCIENTIZAÇÃO HOMOSSEXUAL PARA ALCANÇAR O NOSSO PRINCIPAL OBJETIVO QUE É ESTABELECER O DIÁLOGO ENTRE O NÚCLEO DAS IMAGENS DAS EXPECTATIVAS CONSTRUÍDAS PARA A ESCOLA E OS GESTOS DO SILÊNCIO PARA ESCONDER AS DIFERENÇAS PRESENTES NO COTIDIANO ESCOLAR PARA INVISIBILIZAR OS/AS HOMOSSEXUAIS. A DIFICULDADE DE ALCANÇAR A EXTENSÃO DAS QUESTÕES CULTURAIS QUE ENVOLVEM ESSE TEMA, INCLUINDO DADOS ESTATÍSTICAS DE VIOLÊNCIA FÍSICA, EM DIVERSAS FORMAS E SITUAÇÕES, JÁ FOI SINALIZADO PELOS AUTORES QUE DISCORREM SOBRE A TEMÁTICA. A INVISIBILIDADE É APONTADA COMO A MAIOR FRONTEIRA ENTRE A HIPÓTESE E O CONHECIMENTO. ISSO DECORRE DO SILENCIAMENTO, PROVOCADO, SOBRETUDO PELO MEDO, QUE RESULTA EM UM CONTROLE RIGOROSO DOS GESTOS E DA VOZ, PARA NÃO SEREM RECONHECIDOS. NO ENTANTO, BUSCANDO UM DIÁLOGO ENTRE ANDRADE (2002), BHABHA (2003), BRITZMAN (1996), CERTEAU (1996, 1998), ELIAS (1994), GOFFMAN (1974, 1985), LOURO (2001) E RANGEL (1994) ENTRE VÁRIOS OUTROS AUTORES E AUTORAS NOS COLOCAMOS A VISUALIZAR, ANALISAR E COMPREENDER AS REDES DE SOCIABILIDADES E, SOBRETUDO, AS FORMAS ENCONTRADAS POR ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS QUE NA VIGILÂNCIA, SÃO CAPAZES DE EXERCER SUAS SEXUALIDADES. | pt_BR |
dc.format.extent | 1806446 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | pt_BR |
dc.subject | LGBT | pt_BR |
dc.subject | ESPAÇO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - identidades de gênero | pt_BR |
dc.title | GESTOS DO SILÊNCIO: PARA ESCONDER A DIFERENÇA | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
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