Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1809
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Péricles Saremba | pt_BR |
dc.contributor.author | DAMIANI, Fernanda Eloisa | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:29Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:29Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1809 | - |
dc.description | CENTRAL | pt_BR |
dc.description.abstract | A CONSTATAÇÃO EMPÍRICA DA EXISTÊNCIA DE UM ELEVADO NÚMERO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSO FUNDO - RS, O SOFRIMENTO DECORRENTE DESSA SITUAÇÃO PARA ELAS MESMAS, PARA OS FAMILIARES, BEM COMO PARA OS PROFESSORES CUJA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARECE INSUFICIENTE PARA CAPACITÁ-LOS A LIDAR COM O "PROBLEMA", DESAFIAM A INVESTIGAR O TEMA E A SE CONSTRUIR ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO. A PESQUISA, REALIZADA COM QUINZE ADOLESCENTES GRÁVIDAS E DEZ DOCENTES DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS E UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE PASSO FUNDO, RS, INVESTIGOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS E SUAS COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS QUESTÕES RELACIONADAS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. EM RAZÃO DE ESSA PESQUISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SUBJETIVIDADE, BUSCANDO COMPREENDER A PERCEPÇÃO, AS AÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E AS FALAS SITUADAS NO CONTEXTO DE SUA PRODUÇÃO, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, GRAVAÇÕES, SEGUINDO O MÉTODO "ANÁLISE TEMÁTICA" ANUNCIADO POR MINAYO (1994). REALIZOU-SE UMA RELEITURA DAS ENTREVISTAS PRODUZIDAS, DEFININDO A CONSTITUIÇÃO DO CORPUS DA DISSERTAÇÃO, PASSANDO-SE, APÓS, À FASE DE REEXPLORAÇÃO DO MATERIAL, COM A ESPECIFICAÇÃO DOS TEMAS E INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS. IDENTIFICOU-SE, APÓS A PESQUISA, QUE, ALÉM DA FAMÍLIA, O DOCENTE É TIDO COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DAS ADOLESCENTES GESTANTES. APESAR DISSO, A MAIORIA DOS DOCENTES REVELA DIFICULDADES EM TERMOS DE COMPETÊNCIAS, PARA ORIENTÁ-LAS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, ANUNCIANDO A NECESSIDADE DE ADQUIRIR E DESENVOLVER MAIORES COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA. | pt_BR |
dc.format.extent | 710979 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO | pt_BR |
dc.subject | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO CONTINUADA | pt_BR |
dc.subject | COMPETÊNCIA PROFISSIONAL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - parentalidade juvenil | pt_BR |
dc.title | GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools