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dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Isaura Rocha Figueiredopt_BR
dc.contributor.authorMAGRO, Viviane Melo De Mendonçapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:25Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:25Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1789-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRALpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO BUSCOU APREENDER OS SIGNIFICADOS DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS POR MENINAS, EM GRUPOS DE GRAFFITI, COM O OBJETIVO DE CONSTRUIR COMPREENSÃO SOBRE A IDENTIDADE NA ADOLESCÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES EM PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UMA CULTURA JUVENIL CONTEMPORÂNEA DE PERIFERIA. FORAM REALIZADOS DIFERENTES TIPOS DE CONTATOS COM OS ADOLESCENTES E JOVENS PARTICIPANTES DOS GRUPOS DE GRAFFITI DE CAMPINAS. A ANÁLISE DO CONJUNTO DE DADOS FOI FEITA PELO MÉTODO FENOMENOLÓGICO HEURÍSTICO DE PESQUISA, QUE PROCUROU DESCREVER OS SIGNIFICADOS COMPARTILHADOS DAS EXPERIÊNCIAS. AS EXPERIÊNCIAS DE IDENTIDADE APREENDIDAS DAS MENINAS DO GRAFFITI FORAM DESCRITAS COMO UM REASSENTAMENTO ESTRATÉGICO NO QUAL EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PASSADAS (INDIVIDUAIS E COLETIVAS) SÃO RESGATADAS PARA CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODOS DE TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL E DE SUAS VIDAS NO PRESENTE. AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NÃO-FORMAIS NO GRAFFITI SÃO ESTRATÉGIAS PRIVILEGIADAS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO QUE AJUDAM OS/AS ADOLESCENTES E JOVENS A MINIMIZAR IMPACTO NEGATIVO DA EXCLUSÃO SOCIAL EM SUAS IDENTIDADES E A ELABORAR - POR MEIO DA ARTE, CULTURA E POLÍTICA - VIVÊNCIAS PROATIVAS E AFIRMATIVAS DE SI MESMO QUANDO SE SITUAM SOCIALMENTE, EVITANDO OUTROS MODOS COMO OS DA CRIMINALIDADE, DROGAS E VIOLÊNCIA.pt_BR
dc.format.extent2253200 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subjectGÊNEROpt_BR
dc.subjectGRAFITEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO- outrospt_BR
dc.titleMENINAS DO GRAFFITI: EDUCAÇÃO, ADOLESCÊNCIA, IDENTIDADE E GÊNERO NAS CULTURAS JUVENIS CONTEMPORÂNEASpt_BR
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