Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1740
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DINIS, Nilson Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | LIMA, Francis Madlener De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:32:15Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:32:15Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1740 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | BUSCOU-SE COM ESTA PESQUISA UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS PRESENTES NAS FALAS DO/S FUTUROS/AS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO QUE TANGE A QUESTÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE A HOMOSSEXUALIDADE. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO E TAMBÉM COM A EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO E POSTERIOR DISCUSSÃO COM OS/AS ALUNOS/AS A PARTIR DAS IDÉIAS EXPOSTAS NO VÍDEO. REALIZOU-SE INICIALMENTE UMA BREVE REVISÃO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS FOUCAULTIANAS E DE QUE FORMA ELAS AUXILIAM EM UMA PESQUISA VOLTADA PARA OS DISCURSOS DA HOMOSSEXUALIDADE NESTE ESPAÇO ACADÊMICO. UMA VEZ QUE A HOMOSSEXUALIDADE SE CONSTITUI ENQUANTO OBJETO A PARTIR DO ADVENTO DO DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE EM UM MOMENTO HISTÓRICO ESPECÍFICO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR QUAIS DISCURSOS VÊM SENDO ARTICULADOS EM TORNO DO TEMA E QUE TIPO DE ESTRATÉGIAS, EFEITOS E RESISTÊNCIAS VÊM SENDO ESTABELECIDOS DESDE ENTÃO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE. COMO O DISCURSO DA SEXUALIDADE FAZ PARTE DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS E INDIVIDUAIS, ELE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA VIDA SOCIAL, SENDO DELIMITADO E REGULADO DE DIFERENTES FORMAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS, ENTRE ELES A ESCOLA E NESTE CASO ESPECÍFICO A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ATRAVÉS, DENTRE OUTRAS FORMAS, DAS AÇÕES DAS/OS PROFESSORAS/ES. ASSIM É FUNDAMENTAL VISLUMBRAR A FUNÇÃO QUE ESTA DISCIPLINA VEM ASSUMINDO NA SOCIEDADE, PERCEBENDO DE QUE FORMA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO VEM INTERFERINDO NAS CONSTRUÇÕES DAS SUBJETIVIDADES DE ALUNOS E ALUNAS NO ESPAÇO ESCOLAR, LEVANDO-SE EM CONTA OS ASPECTOS LIGADOS AO DISCURSO TANTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DAQUELE VOLTADO PARA UMA SEXUALIDADE REGULADA E NORMATIZADA. | pt_BR |
dc.format.extent | 436594 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
dc.subject | HOMOSSEXUALIDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS, SEXUALIDADE E GÊNERO | pt_BR |
dc.subject.other | GÊNERO - identidades de gênero | pt_BR |
dc.title | O DISCURSO DA HOMOSSEXUALIDADE NO UNIVERSO ESCOLAR: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens, Sexualidade e Gênero |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools