Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDINIS, Nilson Fernandespt_BR
dc.contributor.authorLIMA, Francis Madlener Dept_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:15Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:15Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1740-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁpt_BR
dc.description.abstractBUSCOU-SE COM ESTA PESQUISA UMA ANÁLISE DOS DISCURSOS PRESENTES NAS FALAS DO/S FUTUROS/AS PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO QUE TANGE A QUESTÃO DA DIVERSIDADE SEXUAL, MAIS ESPECIFICAMENTE A HOMOSSEXUALIDADE. PARA TAL, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO E TAMBÉM COM A EXIBIÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO E POSTERIOR DISCUSSÃO COM OS/AS ALUNOS/AS A PARTIR DAS IDÉIAS EXPOSTAS NO VÍDEO. REALIZOU-SE INICIALMENTE UMA BREVE REVISÃO DAS PRINCIPAIS IDÉIAS FOUCAULTIANAS E DE QUE FORMA ELAS AUXILIAM EM UMA PESQUISA VOLTADA PARA OS DISCURSOS DA HOMOSSEXUALIDADE NESTE ESPAÇO ACADÊMICO. UMA VEZ QUE A HOMOSSEXUALIDADE SE CONSTITUI ENQUANTO OBJETO A PARTIR DO ADVENTO DO DISPOSITIVO DA SEXUALIDADE EM UM MOMENTO HISTÓRICO ESPECÍFICO, FAZ-SE NECESSÁRIO ANALISAR QUAIS DISCURSOS VÊM SENDO ARTICULADOS EM TORNO DO TEMA E QUE TIPO DE ESTRATÉGIAS, EFEITOS E RESISTÊNCIAS VÊM SENDO ESTABELECIDOS DESDE ENTÃO EM RELAÇÃO À SEXUALIDADE. COMO O DISCURSO DA SEXUALIDADE FAZ PARTE DAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS E INDIVIDUAIS, ELE ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA VIDA SOCIAL, SENDO DELIMITADO E REGULADO DE DIFERENTES FORMAS NOS DIFERENTES ESPAÇOS, ENTRE ELES A ESCOLA E NESTE CASO ESPECÍFICO A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ATRAVÉS, DENTRE OUTRAS FORMAS, DAS AÇÕES DAS/OS PROFESSORAS/ES. ASSIM É FUNDAMENTAL VISLUMBRAR A FUNÇÃO QUE ESTA DISCIPLINA VEM ASSUMINDO NA SOCIEDADE, PERCEBENDO DE QUE FORMA ESSA ÁREA DO CONHECIMENTO VEM INTERFERINDO NAS CONSTRUÇÕES DAS SUBJETIVIDADES DE ALUNOS E ALUNAS NO ESPAÇO ESCOLAR, LEVANDO-SE EM CONTA OS ASPECTOS LIGADOS AO DISCURSO TANTO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO DAQUELE VOLTADO PARA UMA SEXUALIDADE REGULADA E NORMATIZADA.pt_BR
dc.format.extent436594 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.subjectHOMOSSEXUALIDADEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - identidades de gêneropt_BR
dc.titleO DISCURSO DA HOMOSSEXUALIDADE NO UNIVERSO ESCOLAR: UM ESTUDO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf426.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools