Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1713
Title: | EXCLUSÃO ÉTNICA: UMA FACE DO FRACASSO ESCOLAR - A INCLUSÃO DE ADOLESCENTES NEGROS NA PERSPECTIVA DE APROXIMAÇÃO DE PRESSUPOSTOS TEORICOS DE INCLUSÃO |
Authors: | BEYER, Hugo Otto ROSA, Luiz Vergílio B Da |
Keywords: | EXCLUSÃO;EXCLUSÃO ESCOLAR;AFRO-DESCENDENTES;FRACASSO ESCOLAR |
Issue Date: | 2001 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Abstract: | ESTA PESQUISA BUSCA CARACTERIZAR A EXCLUSÃO ÉTNICA DO NEGRO COMO UMA DAS FACES DO FRACASSO ESCOLAR. ESTE FOCO ESTABELECE CONEXÕES COM A PRODUÇÃO HISTÓRICA DO RACISMO E DA DISCRIMINAÇÃO, QUE TEM PRODUZIDO FORMAS ESTEREOTIPADAS DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA IDENTIDADE E DO LUGAR DO NEGRO NA SOCIEDADE. PROCURA ANALISAR COMO OS ADOLESCENTES NEGROS, ALUNOS DO SUPLETIVO NOTURNO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM UM BAIRRO EMPOBRECIDO, MARCADOS PELA REPROVAÇÃO, REPETÊNCIA E EVASÃO ESCOLAR, RE-ELABORAM ESSAS IMAGENS NEGATIVAS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE E NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS. FAÇO APROXIMAÇÕES TEÓRICAS LIGADAS À FORMULAÇÃO E BUSCA DE ENFOQUES HISTORIOGRÁFICOS, SOCIOLÓGICOS E EDUCACIONAIS QUE AJUDEM A EXPLICITAR A HISTÓRIA DE NOSSA FORMAÇÃO SOCIAL, O CARÁTER DA DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA E SOCIAL DO NEGRO, DA NATUREZA EXCLUDENTE DO ESTADO E DO FRACASSO ESCOLAR, COMO UMA FACE DA EXCLUSÃO ÉTNICA DO NEGRO. ATRAVÉS DOS DADOS ETNOGRÁFICOS, E DAS FALAS DOS ALUNOS E PROFESSORAS, BUSCO PERCEBER COMO AS MANIFESTAÇÕES DE RACISMO E DISCRIMINAÇÃO; E COMO ESSAS CATEGORIAS, QUANDO PERCEBIDAS, PODEM CONTRIBUIR, DE FORMA DIALÉTICA, PARA PROCESSOS DE INCLUSÃO E DE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. |
Description: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1713 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Jovens Negros |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools