Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1683
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMÜLLER, Maria Lúcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorALEXANDRE, Ivone Jesuspt_BR
dc.coverage.spatialMTpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:24Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:24Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1683-
dc.descriptionBiblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE/UFMTpt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa teve por objetivo investigar como ocorrem as interações entre alunos negros e não negros na escola. Neste sentido, realizou-se um estudo sobre os processos implícitos nas interações escolares. Entende-se por sala de aula todo o espaço destinado às atividades pedagógicas. A metodologia utilizada foi estudo de caso com observação participante e entrevistas, respaldada em Bogdan & Biklen (1994) e Becker (1999). No desenvolvimento da pesquisa, foi possível perceber que as interações entre os alunos negros e não negros nos diferentes espaços pedagógicos são permeadas por comportamentos e atitudes discriminatórias banalizadas no cotidiano escolar. Nesta pesquisa, utilizou-se Norbert Elias (2000), Pierre Bourdieu (1998) e Goffman (1982), Cavalleiro (2000) para fundamentar as discussões. Conclui-se que as constantes situações discriminatórias a que são expostos os alunos negros no ambiente escolar resultam tanto em relações tensas e conflituosas como também comprometem a formação de uma identidade positiva.pt_BR
dc.format.extent653177 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.subjectAFRO-BRASILEIROSpt_BR
dc.subjectESTUDANTESpt_BR
dc.subjectDISCRIMINAÇÃO RACIALpt_BR
dc.subjectRELAÇÕES RACIAIS NA ESCOLApt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - Pertencimento étnico-racialpt_BR
dc.titleRelações Raciais: O Explícito e o Implícito nas Interações entre Alunos em uma Escola Públicapt_BR
Appears in Collections:Jovens Negros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf637.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools