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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CANDAU, Vera Maria Ferrão | pt_BR |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Mônica Andréa Oliveira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:31:23Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:31:23Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1680 | - |
dc.description | BS DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PESQUISA FOCALIZA QUESTÕES SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL, TEMÁTICA EMERGENTE NO CAMPO DA EDUCAÇÃO, QUE VEM SENDO TRABALHADA MAIS ESPECIFICAMENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA E QUE PASSOU A SER ENFOCADA NO ENSINO SUPERIOR COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS CHAMADAS "AÇÕES AFIRMATIVAS". TAIS POLÍTICAS TÊM COMO OBJETIVO SUPERAR AS DESVANTAGENS QUE NEGROS, MULHERES E OUTROS GRUPOS DISCRIMINADOS SOFRERAM E, PARA ISSO, BUSCAM PROMOVER A IGUALDADE ENTRE OS DIFERENTES GRUPOS QUE COMPÕEM A SOCIEDADE. A PONTIFÍCIA UNIVERDIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO), VEM DESENVOLVENDO, DESDE 1994, UM PROJETO EM "PARCERIA" COM DIVERSOS PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS E, MAIS ESPECIFICAMENTE, COM O PVNC (PRÉ-VESTIBULAR PARA NEGROS E CARENTES) DE CONCESSÃO DE BOLSAS INTEGRAIS DE ESTUDO PARA OS AFRODESCENDENTE QUE OBTIVEREM APROVAÇÃO NO EXAME DE VESTIBULAR. NO CONTEXTO DESSE PROJETO DESTACA-SE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL QUE POSSUI 98% DE ALUNOS(AS) ORIUNDOS(AS) DE PRÉ-VESTIBULARES COMUNITÁRIOS. A PESQUISA REALIZADA BUSCOU COMPREENDER COMO SE CONFIGURA A EXPERIÊNCIA DESSE CURSO DE GRADUAÇÃO DENTRO DO UNIVERSO DA PUC-RIO, SUAS CARACTERÍSTICAS, DIFICULDADES, CONQUISTAS E DESAFIOS, A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE SEUS DIFERENTES ATORES. PARA ISSO, FORAM ENTREVISTADAS NOVE PROFESSORAS, UM ALUNO E QUINZE ALUNAS DO CURSO EM QUESTÃO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1907677 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
dc.subject | DIVERSIDADE CULTURAL | pt_BR |
dc.subject | MULTICULTURALISMO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superior | pt_BR |
dc.title | POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA E ENSINO SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA PUC-RIO | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Negros |
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