Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1663
Title: SER PADRE PRA SER SANTO; SER FREIRA PRA SERVIR: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA VOCAÇÃO RELIGIOSA - UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE RAPAZES E MOÇAS NO RIO DE JANEIRO
Authors: MARIZ, Cecilia Loreto
FERNANDES, Silvia Regina Alves
Keywords: JUVENTUDE;CATOLICISMO;VOCAÇÃO RELIGIOSA
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Abstract: PADRES POP-STAR, FREIRAS SEM HÁBITO, JOVENS SEM RELIGIÃO, JOVENS QUE PROCURAM AS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS EM UM CENÁRIO RELIGIOSO BRASILEIRO EM MUTAÇÃO POR FORÇA DA INTENSIFICAÇÃO DA MODERNIDADE, OU DA MODERNIDADE AVANÇADA QUE VEM ALIMENTANDO E PRODUZINDO NOVOS SUJEITOS SOCIAIS. A OPÇÃO DOS JOVENS PELA VIDA SACERDOTAL E RELIGIOSA É O TEMA DESSE ESTUDO QUE PROCURA REALIZAR UMA ANÁLISE COMPARADA DE RAPAZES E MOÇAS CATÓLICOS CANDIDATOS/AS A ESSE ESTILO DE VIDA. A TESE ANALISA AS MOTIVAÇÕES DOS/AS JOVENS, SUAS TRAJETÓRIAS FAMILIAR E RELIGIOSA E SUAS REPRESENTAÇÕES SOBRE A IGREJA CATÓLICA, CONSIDERANDO-SE OS SEGUINTES EIXOS: OS AVANÇOS E LIMITES INSTITUCIONAIS, A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA E A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO E AINDA AS VISÕES SOBRE OS PADRES CANTORES. TRATA-SE DE UM ESTUDO SOCIOLÓGICO DA VOCAÇÃO RELIGIOSA NO CATOLICISMO A PARTIR DOS DEPOIMENTOS DE 35 JOVENS (MOÇAS E RAPAZES) ONDE SÃO LEVADAS EM CONTA SUAS TRAJETÓRIAS ATÉ O MOMENTO DE INGRESSO, E SUAS VISÕES DE MUNDO E AUTOREPRESENTAÇÕES. A PARTIR DE SUAS NARRATIVAS SE PODE TRAÇAR SEUS PERFIS, OS RUMOS DE SUA REFLEXIVIDADE FRENTE À INSTITUIÇÃO CATÓLICA E AS CONSTITUIÇÕES DE SUAS IDENTIDADES. NESSA DIREÇÃO, TEM-SE AINDA AS CONFIGURAÇÕES DO MASCULINO E FEMININO SOB O FOCO DA NÃO ORDENAÇÃO FEMININA E DOS VOTOS DE CASTIDADE E OBEDIÊNCIA.
Description: PPCIS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1663
Other Identifiers: Doutorado
SOCIOLOGIA
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens e Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools