Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMARAL, Mônica Guimarães Teixeira Do | pt_BR |
dc.contributor.author | CARNEIRO, José Renato | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:29:00Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:29:00Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1581 | - |
dc.description | UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao despertar para a presença "invasiva" e indisciplinada de grupos, tribos, gangues e galeras de adolescentes e jovens no entorno da escola "Oscar Villares", em Mococa (SP), eu, como pesquisador e, então, diretor da escola, deparei-me com a necessidade de conhecer as características principais desses agrupamentos juvenis, para melhor trabalhar com eles. A partir de pesquisa bibliográfica acerca da constituição de grupos, procurou-se desvelar os fatores determinantes da atuação dos mesmos. Diante desse contexto, este estudo tem como primeiro objetivo obter o entendimento sobre a dimensão da escola pública no Brasil, com ênfase nas concepções pedagógicas que contribuíram historicamente para a construção da escola atual. O objetivo da pesquisa foi refletir sobre as relações de poder no campo da escola, as implicações ligadas ao "habitus", à indisciplina e às formas de inclusão e exclusão praticadas entre grupos de estabelecidos e de "outsiders" (segundo Norbert Elias), fatores esses que se encontram mediados pela mídia e pela "indústria cultural", no bojo da globalização levada a efeito pelo neoliberalismo da contemporaneidade. A pesquisa teórica permitiu levantar dados históricos sobre as características da adolescência e da juventude como fenômenos de expressão psíquica e social, procurando compreendê-las no contexto das manifestações da cultura juvenil em geral, assim como no entorno específico da escola, privilegiando aspectos ligados à violência implícita na atuação de alguns grupos. Este trabalho realizou, ainda, estudos de casos envolvendo alguns sujeitos da pesquisa — sujeitos representativos das culturas juvenis presentes na escola — e de agentes escolares. Pensa-se que este estudo possa ser de interesse das administrações escolares e de educadores, que lidam com as configurações grupais constituídas por alunos, ex-alunos, indivíduos de sua comunidade (ou que dela se aproximam), visando interagir com a escola. Apresenta algumas alternativas para a convivência com esses grupos juvenis, por meio da abertura e do esclarecimento da escola em relação às manifestações de seu modo de vida e de suas culturas peculiares. | pt_BR |
dc.format.extent | 1155481 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNESP - Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara | pt_BR |
dc.subject | GRUPOS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS - atores coletivos juvenis e violência | pt_BR |
dc.title | Constituição e a atuação de grupos, tribos, gangues e galeras no entorno de uma escola pública de ensino médio: uma coexistência possível? | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupos Juvenis |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools