Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1581
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AMARAL, Mônica Guimarães Teixeira Do | pt_BR |
dc.contributor.author | CARNEIRO, José Renato | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:29:00Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:29:00Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1581 | - |
dc.description | UNESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - CAMPUS ARARAQUARA | pt_BR |
dc.description.abstract | AO DESPERTAR PARA A PRESENÇA ?INVASIVA? E INDISCIPLINADA DE GRUPOS, TRIBOS, GANGUES E GALERAS DE ADOLESCENTES E JOVENS NO ENTORNO DA ESCOLA ?OSCAR VILLARES?, EM MOCOCA (SP), EU, COMO PESQUISADOR E, ENTÃO DIRETOR DA ESCOLA, DEPAREI-ME COM A NECESSIDADE DE CONHECER AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DESSES AGRUPAMENTOS JUVENIS, PARA MELHOR TRABALHAR COM ELES. A PARTIR DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS, PROCUROU-SE DESVELAR OS FATORES DETERMINANTES DA ATUAÇÃO DOS MESMOS. DIANTE DESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO TEM COMO PRIMEIRO OBJETIVO, OBTER O ENTENDIMENTO SOBRE A DIMENSÃO DA ESCOLA PÚBLICA NO BRASIL, COM ÊNFASE NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUÍRAM HISTORICAMENTE PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA ATUAL. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER NO CAMPO DA ESCOLA, AS IMPLICAÇÕES LIGADAS AO ?HABITUS?, À INDISCIPLINA E ÀS FORMAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO PRATICADAS ENTRE GRUPOS DE ESTABELECIDOS E DE ?OUTSIDERS? (SEGUNDO NORBERT ELIAS), FATORES ESSES QUE SE ENCONTRAM MEDIADOS PELA MÍDIA E PELA ?INDÚSTRIA CULTURAL?, NO BOJO DA GLOBALIZAÇÃO LEVADA A EFEITO PELO NEOLIBERALISMO DA CONTEMPORANEIDADE. A PESQUISA TEÓRICA PERMITIU LEVANTAR DADOS HISTÓRICOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DA ADOLESCÊNCIA E DA JUVENTUDE COMO FENÔMENOS DE EXPRESSÃO PSÍQUICA E SOCIAL, PROCURANDO COMPREENDÊ-LAS NO CONTEXTO DAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA JUVENIL EM GERAL, ASSIM COMO NO ENTORNO ESPECÍFICO DA ESCOLA, PRIVILEGIANDO ASPECTOS LIGADOS À VIOLÊNCIA IMPLÍCITA NA ATUAÇÃO DE ALGUNS GRUPOS. ESTE TRABALHO REALIZOU, AINDA, ESTUDOS DE CASOS ENVOLVENDO ALGUNS SUJEITOS DA PESQUISA ? SUJEITOS REPRESENTATIVOS DAS CULTURAS JUVENIS PRESENTES NA ESCOLA ? E DE AGENTES ESCOLARES. PENSA-SE QUE ESTE ESTUDO POSSA SER DE INTERESSE DAS ADMINISTRAÇÕES ESCOLARES E DE EDUCADORES, QUE LIDAM COM AS CONFIGURAÇÕES GRUPAIS CONSTITUÍDAS POR ALUNOS, EX-ALUNOS, INDIVÍDUOS DE SUA COMUNIDADE (OU QUE DELA SE APROXIMAM), VISANDO INTERAGIR COM A ESCOLA. APRESENTA ALGUMAS ALTERNATIVAS PARA A CONVIVÊNCIA COM ESSES GRUPOS JUVENIS, POR MEIO DA ABERTURA E DO ESCLARECIMENTO DA ESCOLA EM RELAÇÃO ÀS MANIFESTAÇÕES DE SEU MODO DE VIDA E DE SUAS CULTURAS PECULIARES. | pt_BR |
dc.format.extent | 1155481 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNESP - ARARAQUARA | pt_BR |
dc.subject | GRUPOS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS - atores coletivos juvenis e violência | pt_BR |
dc.title | CONSTITUIÇÃO E A ATUAÇÃO DE GRUPOS, TRIBUS, GANGUES E GALERAS NO ENTORNO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO: UMA COEXISTÊNCIA POSSÍVEL? | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupos Juvenis |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools