Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1578
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Joaquim Gonçalves | pt_BR |
dc.contributor.author | TAKARA, Alexandre | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:28:59Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1578 | - |
dc.description | DR. JALMAR BOWDEN | pt_BR |
dc.description.abstract | VÍTIMA DA EXCLUSÃO SOCIAL ATÉ MINHA ADOLESCÊNCIA, IDENTIFIQUEI-ME COMO O DRAMA DOS JOVENS MORADORES DA PERIFERIA, TAMBÉM VÍTIMAS DA MARGINALIZAÇÃO PROLONGADA, DO ABANDONO ESCOLAR, DA SEGREGAÇÃO ÉTNICA, DO DESEMPREGO, DA VIOLÊNCIA E DO CONSUMO DE DROGAS. EM SANTO ANDRÉ, ONDE SE CONCENTRA O OBJETO DESTA DISSERTAÇÃO EXISTEM DEZENAS DE GRUPOS DE JOVENS ORGANIZADOS EM TORNO DO MOVIMENTO HIP-HOP, DISPERSOS PELOS TERRITÓRIOS DA PERIFERIA. ATINGIDOS POR TODA SORTE DE VIOLÊNCIA, OS CIDADÃOS AFROBRASILEIROS A ELA RESISTEM E APELAM À CRIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA COM ÊNFASE À EDUCAÇÃO E À CULTURA. BUSCAM CONSCIENTIZAR SEUS ADEPTOS ATRAVÉS DO RAP, BREAK, GRAFITE E DISCOTECAGEM. O MOVIMENTO HIP-HOP APRESENTA AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: 1) PROMOVE SOLIDARIEDADE; 2) VISA AO DESENVOLVIMENTO; 3) PREOCUPA-SE COM TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS; 4) É POUCO FORMALIZADO E HIERARQUIZADO; 5) FAVORECE A PARTICIPAÇÃO E 6) DESCENTRALIZA SUAS AÇÕES EDUCATIVO-CULTURAIS PELO TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR O MOVIMENTO HIP-HOP ENQUANTO BEM CULTURAL, QUE PRECISA SER INTRODUZIDO NAS ESCOLAS COM VISTAS A REENCANTAR A EDUCAÇÃO, POIS EDUCAÇÃO E CULTURA CONSTITUEM INTERFACES DE UM MESMO PROCESSO, O DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESSE MOVIMENTO QUER CONSTRUIR UMA VOZ COLETIVA E CONTRIBUIR PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA DA PERIFERIA E PARA O COMBATE À VIOLÊNCIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 470798 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ANTROPOLOGIA CULTURAL | pt_BR |
dc.subject | MOVIMENTO HIP-HOP | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS | pt_BR |
dc.subject.other | GRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbano | pt_BR |
dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO HIP-HOP PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA: MOVIMENTO HIP-HOP EM SANTO ANDRÉ | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupos Juvenis |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools