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dc.contributor.advisorJAYME, Juliana Gonzagapt_BR
dc.contributor.authorALMEIDA, Miguel Renato Dept_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:28:54Z-
dc.date.available2009-03-14T18:28:54Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierANTROPOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1552-
dc.descriptionPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt_BR
dc.description.abstractAqui estão os textos ajustados com as maiúsculas e minúsculas conforme as regras do português: O objetivo desta pesquisa é conhecer como as relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-instituição são vivenciadas e desejadas nos cursos de bacharelado e licenciatura de instituições particulares, a partir de relatos de alunos ingressantes em cursos noturnos. Duas foram as questões priorizadas na pesquisa: o que o relato dos alunos ingressantes nos cursos superiores noturnos de universidades privadas revelam sobre as relações interpessoais que se desenvolvem na universidade? Que propostas podem ser viabilizadas pela universidade para facilitar a integração do aluno na vida universitária? Como instrumento para coleta dos dados, a pesquisa se utilizou questionário contendo questões fechadas e abertas, além de entrevistas com professores de três universidades, uma pública e duas privadas, que desenvolvem ou desenvolveram projetos/propostas voltados para a integração do aluno à universidade, demonstrando sensibilidade para as questões das relações interpessoais. Os dados foram iluminados pela abordagem centrada na pessoa, que tem como representante principal Carl R. Rogers, entendendo que essa abordagem possibilita uma nova política de relações humanas. A mesma foi assumida por mostrar-se fecunda, em razão de Carl R. Rogers ter elaborado, entre outras, uma teoria das relações interpessoais. Os resultados evidenciaram a importância dada pelos alunos ingressantes no ensino superior às relações interpessoais professor-aluno, aluno-aluno, no sentido de facilitar seu processo de aprendizagem e sua vivência no meio universitário. Também as relações aluno-universidade foram consideradas importantes, porém, pouco concretizadas. Alunos ingressantes no ensino superior: Relações interpessoais na universidade Essa pesquisa tem por objetivo investigar os grupos artístico-culturais do Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, e a sua importância para a construção das identidades juvenis nessa comunidade. Procura também investigar se as ações realizadas pelos grupos se configuram como uma contraposição às barreiras constituídas pelas quadrilhas do tráfico de drogas. O trabalho teve como objeto empírico dois grupos de rap: o VDR e o HF; um grupo de dança de rua: o Cia dos Anjos; e duas organizações artísticas: o Criart e o Palco da Periferia. Percebeu-se, a partir da pesquisa, que ao se integrarem aos grupos artístico-culturais, os jovens criam possibilidades de viver sua condição juvenil de forma mais intensa, mais ampla e mais livre do que em instituições como a família e a escola. Por meio de sua produção artística, eles re-significam os símbolos e as representações do território no qual estão inseridos, colaborando para o estabelecimento de maior tolerância. A favela assume lugar de destaque nesta pesquisa, pois é em seus espaços públicos que se projetam as relações sociais originárias do cotidiano de seus moradores e das ações protagonizadas pelos grupos artístico-culturais.pt_BR
dc.format.extent862847 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Minas Geraispt_BR
dc.subjectFAVELApt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENISpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbanopt_BR
dc.titleFavela, arte e juventude: Pensando a relação entre ações artístico-culturais e identidade no Aglomerado da Serra em Belo Horizontept_BR
Appears in Collections:Grupos Juvenis

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