Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1539
Title: | GRUPOS JUVENIS NA PERIFERIA: RECOMPONDO RELAÇÕES DE GÊNERO E DE RAÇA/ETNIA SÃO PAULO 2004/2005 |
Authors: | SILVA, Maria Lúcia Carvalho Da RODRIGUES, Vera Maria Lion Pereira |
Keywords: | JUVENTUDES;GRUPOS JUVENIS;PERIFERIA;GÊNERO |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
Abstract: | A PRESENTE TESE DE DOUTORADO TEM POR OBJETO CONHECER OS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO EXPERIMENTADOS POR TRÊS GRUPOS JUVENIS, PERTENCENTES A SEGMENTOS POPULARES E FORMADO POR MORADORES DA PERIFERIA DE SÃO PAULO: COQUETEL MOLOTOV, LOCALIZADO EM ITAQUERA, ZONA LESTE, NÚCLEO CULTURAL FORÇA ATIVA, EM CIDADE TIRADENTES, ZONA LESTE, E NÚCLEO CULTURAL PODER E REVOLUÇÃO, NO JARDIM SÃO SAVÉRIO, ZONA SUDESTE. O OBJETIVO DA INVESTIGAÇÃO É O DE ANALISAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS, CONFLITOS, LUTAS, INICIATIVAS E AVANÇOS ENFRENTADOS POR ESSES JOVENS, SEUS APRENDIZADOS E VIVÊNCIAS NA FAMÍLIA, NA ESCOLA, NO TRABALHO, NOS LOCAIS DE MORADIA E NA PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS JUVENIS, SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E GRUPAIS EM ESPAÇOS PRIVADOS E PÚBLICOS E AS DECORRÊNCIAS EM SUAS TRAJETÓRIAS DE VIDA PESSOAL E COLETIVA. METODOLOGICAMENTE, A PESQUISA SE DESENVOLVE COM A UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, QUE CONFIGURAM O PERFIL DE JOVENS PARTICIPANTES E DESCREVEM O TRAJETO DE CADA UM DOS TRÊS GRUPOS, E DE GRUPOS FOCAIS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, QUE PROCURAM APREENDER PERCEPÇÕES, CONCEITOS E EXPERIÊNCIAS DE RELAÇÕES DE CLASSE, GÊNERO E RAÇA-ETNIA, NO DECORRER DE SUAS INFÂNCIAS, ADOLESCÊNCIAS E JUVENTUDES. INVESTIGAM-SE OS SIGNIFICADOS DE SER JOVEM NA PERIFERIA, A CONFORMAÇÃO DE RELAÇÕES ENTRE OS JOVENS E ENTRE JOVENS E ADULTOS, A DIVISÃO DE TAREFAS E ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIAS, AS CONSTRUÇÕES E VIVÊNCIAS DE SUBJETIVIDADES E DE RELAÇÕES DE GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS. OS REFERENCIAIS CONCEITUAIS QUE FUNDAMENTAM AS ANÁLISES SÃO PRINCIPALMENTE DE AUTORES CONTEMPORÂNEOS PERTENCENTES A DIFERENTES ÁREAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, TAIS COMO EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, SERVIÇO SOCIAL, SOCIOLOGIA, POIS O TEMA DAS JUVENTUDES, QUE VEM DESPONTADO COM MAIS FORÇA NA ATUALIDADE, DEMANDA OLHARES MULTIDISCIPLINARES PARA MELHOR COMPREENSÃO. OS RESULTADOS CONFIRMAM A HIPÓTESE DE QUE O PERTENCIMENTO A GRUPOS JUVENIS, COM PROTAGONISMOS E PARTICIPAÇÕES CULTURAIS, SOCIAIS E POLÍTICAS, PROPICIA A RESSIGNIFICAÇÃO E A EXISTÊNCIA DE NOVAS RELAÇÕES DE GÊNERO E DE RAÇA-ETNIA, SINALADAS POR RESPEITO, EQÜIDADE, DIÁLOGO E ALTERIDADE, NA CONTRAMÃO DO QUE FOI APRENDIDO NA INFÂNCIA E AINDA É VIVIDO NA FAMÍLIA, NA ESCOLA E EM ALGUMAS INSTÂNCIAS DA SOCIEDADE. APONTAM IGUALMENTE QUE AS RELAÇÕES RESSIGNIFICADAS REPRESENTAM POSSIBILIDADES DE QUE ESSES JOVENS SE TRANSFORMEM EM AGENTES SOCIALIZADORES E MULTIPLICADORES, CONTRIBUINDO PARA SUA INTEGRAÇÃO CIDADÃ, ASSIM COMO A DE OUTROS JOVENS. |
Description: | PUC/SP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1539 |
Other Identifiers: | Doutorado SERVIÇO SOCIAL |
Appears in Collections: | Grupos Juvenis |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools