Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1529
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RESENDE, Anita Cristina Azevedo | pt_BR |
dc.contributor.author | PINHEIRO, Veralúcia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | GO | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:26:48Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:26:48Z | - |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2000 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1529 | - |
dc.description | UFG | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE DISSERTAÇÃO ESTUDA CASOS DE MENINAS ENVOLVIDAS EM PROCESSOS DE ABUSOS SEXUAIS NA FAMÍLIA, OBJETIVANDO COMPREENDER COMO OPERAM AS MEDIAÇÕES NUMA SOCIALIZAÇÃO CAPAZ DE PRODUZIR O SILÊNCIO FRENTE À VIOLÊNCIA SEXUAL. FORAM UTILIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, ABRANGENDO AS ADOLESCENTES E SUAS MÃES. A PARTIR DAS CATEGORIAS FAMÍLIA/INFÂNCIA/ADOLESCÊNCIA E VIOLÊNCIA CONSIDERADAS ME SUA HISTORICIDADE, BUSCOU-SE COMPREENDER AS AÇÕES E OS SIGNIFICADOS DOS VALORES CULTURAIS FAMILIARES QUE, EXPRESSOS EM PRÁTICAS, REFORÇAM OU RESSIGNIFICAM VALORES TRADICIONAIS, MESMO QUANDO NEGADOS AO NÍVEL DO DISCURSO. ASSIM, O ABUSO SEXUAL NAO FOI ESTUDADO ISOLADAMENTE, MAS ASSOCIADO A OUTRAS CATEGORIAS - AUTORIDADE, HIERARQUIA, PODER - PERCEBDIDAS COMO ALGO NATURAL NO INTERIOR DAS FAMÍLIAS E NA SOCIEDADE DE FORMA AMPLA. PERCEBEU-SE QUE A VIOLÊNCIA SEXUAL PRODUZ UMA DESESTRUTURAÇÃO DAS REFERÊNCIAS CULTURAIS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A FAMÍLIA PERDE SEU LUGAR PRIVILEGIADO DE INSTITUIÇÃO SOCIALIZADORA, A CONVIVÊNCIA ENTRE SEUS MEMBROS TAMBÉM PERDE SEU SENTIDO ORIGINAL, REFORÇA OS VALORES DO PATRIARCALISMO E DA INFERIORIDADE DE GÊNERO. CONCLUI-SE, PORTANTO, QUE, NO ABUSO SEXUAL CONTRA A CRIANÇA, ESTÃO INSERIDOS OS CONCEITOS E AS REGRAS SOCIAIS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DO AGRESSOR E DE SUA FAMÍLIA, EXISTINDO UM CRUZAMENTO DO INDIVIDUAL COM O SOCIAL, NA MEDIDA EM QUE A FAMÍLIA INTEGRA AS CONDIÇÕES E A LÓGICA QUE PRODUZEM A VIOLÊNCIA. ASSIM, A EDUCAÇÃO FAMILIAR É DECISIVA PARA A INSTALAÇÃO DO SEGREDO E DA AMEAÇA, IMPORTANTES REQUISITOS CONFIGURADOS NA ESFERA DAS RELAÇÕES. MESMO DEPOIS DE ROMPIDO, O SEGREDO É REINSTALADO ATRAVÉS DA CONTINUIDADE DE UMA EDUCAÇÃO QUE TEM POR BASE A AUSÊNCIA DE AUTONOMIA DO SUJEITO. | pt_BR |
dc.format.extent | 516558 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS | pt_BR |
dc.subject | FAMÍLIA | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA SEXUAL | pt_BR |
dc.subject | MENINAS | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.title | FAMÍLIA, VIOLÊNCIA E SILÊNCIO: UM ESTUDO SOBRE MENINAS VÍTIMAS DE ABUSO SEXUAL | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens e Violência |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools