Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1503
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MICHELOTTO, Regina Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | BRUEL, Ana Lorena De Oliveira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PR | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:26:11Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:26:11Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1503 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | O OBJETIVO CENTRAL DESTA DISSERTAÇÃO É A ANÁLISE DA DIREÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ E DE SUA RELAÇÃO COM OS PROJETOS QUE INCENTIVAM O PROTAGONISMO JUVENIL, QUE ESTIMULAM A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS ENCONTRADOS NA ESCOLA E NA COMUNIDADE, EM SITUAÇÕES REAIS DA VIDA NA SOCIEDADE, A FIM DE ENCONTRAR POSSÍVEIS SOLUÇÕES E INTERVIR DIRETAMENTE SOBRE A REALIDADE, ASSUMINDO CERTO GRAU DE RESPONSABILIDADE SOCIAL. ESTE TRABALHO PROCUROU ANALISAR AS RELAÇÕES MACRO-ESTRUTURAIS QUE INTERFERIRAM NA DEFINIÇÃO DOS PRINCÍPIOS E AÇÕES QUE COMPÕEM A REFORMA DE ENSINO MÉDIO, ASSIM COMO AS RELAÇÕES QUE SE ESTABELECERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ, DE 1998 A 2002, PARA GARANTIR A EFETIVAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO. O ESTUDO PARTE DA COMPREENSÃO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE AS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO E AS NOVAS EXIGÊNCIAS IMPOSTAS AOS PROCESSOS EDUCATIVOS ESCOLARES, PARA DEMONSTRAR AS RELAÇÕES ENTRE AS REFORMAS DE ENSINO NO BRASIL QUE MARCARAM A DÉCADA DE 90 E AS INDICAÇÕES DOS ORGANISMOS DE FINANCIAMENTO INTERNACIONAL, POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL. A REFLEXÃO SOBRE A REFORMA EXIGIU A ANÁLISE DE SEUS IMPACTOS NAS MATRÍCULAS E NO INVESTIMENTO PÚBLICO NESTA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSIDERANDO A REALIZAÇÃO DOS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL COMO UM INSTRUMENTO DE EFETIVAÇÃO DOS PRINCÍPIOS PROPOSTOS PELO PROEM. A ANÁLISE CENTRA-SE SOBRE A DIREÇÃO POLÍTICA, PEDAGÓGICA E FINANCEIRA CONFERIDA ÀS AÇÕES DE INCENTIVO AOS PROJETOS DESENVOLVIDOS PELOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO. | pt_BR |
dc.format.extent | 875063 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR | pt_BR |
dc.subject | ENSINO MÉDIO | pt_BR |
dc.subject | POLÍTICAS PÚBLICAS | pt_BR |
dc.subject | PROTAGONISMO JUVENIL | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject.other | POLÍTICA - protagonismo | pt_BR |
dc.title | AS REFORMAS DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO PARANÁ (1998-2002): RELAÇÕES ENTRE O PROEM E OS PROJETOS DE PROTAGONISMO JUVENIL | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens e Política |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools