Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1472
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Elizabeth Farias Dapt_BR
dc.contributor.authorFARINA, Marli Buratopt_BR
dc.coverage.spatialSCpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:26:04Z-
dc.date.available2009-03-14T18:26:04Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1472-
dc.descriptionUFSCpt_BR
dc.description.abstractA DISSERTAÇÃO ANALISA A GAMA DE VALORES QUE NORTEIA O COMPORTAMENTO E AS CRENÇAS COMPARTILHADAS POR UM GRUPO DE EDUCANDOS, TRATANDO DE AVERIGUAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE UMA CULTURA POLÍTICA DEMOCRÁTICA ENTRE ELES, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES, SÍMBOLOS CAPAZES DE GERAR CONHECIMENTOS E AVALIAÇÕES QUE SE COMPATIBILIZEM COM A DEMOCRACIA. O REFERIDO ESTUDO TRATOU DE ALGUNS ASPECTOS QUE NOS POSSIBILITAM ENTENDER COMO ESTES ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO, NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE GALVÃO, OESTE CATARINENSE, SE ENTENDEM COMO SUJEITOS POLÍTICOS E SE POSICIONAM DIANTE DE TEMAS COMO ESTADO, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIVISMO. PROCUROU IGUALMENTE, IDENTIFICAR O GRAU DE INFLUÊNCIA QUE A ESCOLA EXERCE SOBRE ESTES JOVENS, OU SEJA, ATÉ QUE PONTO OS MESMOS ATRIBUEM A ESTA INSTITUIÇÃO O PAPEL EDUCATIVO QUANDO SE TRATA DE ASSUNTOS COMO OS SUPRA CITADOS. OPTAR POR PESQUISAR UM GRUPO DE JOVENS SE DEVE, SOBREMANEIRA, ÀS PREOCUPAÇÕES EXISTENTES NOS MEIOS ACADÊMICOS SOBRE O ACENTUADO DECLÍNIO NOS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO E INTERESSE POLÍTICO DESSE SEGMENTO SOCIAL. ESCOLHER A ESCOLA, POR SUA VEZ, DEVE-SE ÀS DIMENSÕES DA MESMA, O QUE A FAZ BASTANTE INFLUENTE ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, POR SE TRATAR DE UM ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DE IDEOLOGIAS E DISSEMINADORA DE UMA CULTURA CÍVICA E POLÍTICA, PODENDO VIR A SER UM INSTRUMENTO QUE CONDUZA A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS, SEM A QUAL A DEMOCRACIA PERDE EM LEGITIMIDADE E EM QUALIDADE.pt_BR
dc.format.extent695916 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINApt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectDEMOCRACIApt_BR
dc.subjectCULTURA POLÍTICApt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherPOLÍTICA - cultura política e socialização políticapt_BR
dc.titleO PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CULTURA POLÍTICA E AS DIMENSÕES DE CIVISMO E CIDADANIA ENTRE AS NOVAS GERAÇÕESpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Política

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf679.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools