Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1472
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Elizabeth Farias Da | pt_BR |
dc.contributor.author | FARINA, Marli Burato | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:26:04Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:26:04Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1472 | - |
dc.description | UFSC | pt_BR |
dc.description.abstract | A DISSERTAÇÃO ANALISA A GAMA DE VALORES QUE NORTEIA O COMPORTAMENTO E AS CRENÇAS COMPARTILHADAS POR UM GRUPO DE EDUCANDOS, TRATANDO DE AVERIGUAR A EXISTÊNCIA OU NÃO DE UMA CULTURA POLÍTICA DEMOCRÁTICA ENTRE ELES, TENDO EM VISTA A IMPORTÂNCIA DE SE ESTABELECER ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES, SÍMBOLOS CAPAZES DE GERAR CONHECIMENTOS E AVALIAÇÕES QUE SE COMPATIBILIZEM COM A DEMOCRACIA. O REFERIDO ESTUDO TRATOU DE ALGUNS ASPECTOS QUE NOS POSSIBILITAM ENTENDER COMO ESTES ALUNOS QUE FREQÜENTAM O ÚLTIMO ANO DO ENSINO MÉDIO, NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE GALVÃO, OESTE CATARINENSE, SE ENTENDEM COMO SUJEITOS POLÍTICOS E SE POSICIONAM DIANTE DE TEMAS COMO ESTADO, EDUCAÇÃO, CIDADANIA, DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIVISMO. PROCUROU IGUALMENTE, IDENTIFICAR O GRAU DE INFLUÊNCIA QUE A ESCOLA EXERCE SOBRE ESTES JOVENS, OU SEJA, ATÉ QUE PONTO OS MESMOS ATRIBUEM A ESTA INSTITUIÇÃO O PAPEL EDUCATIVO QUANDO SE TRATA DE ASSUNTOS COMO OS SUPRA CITADOS. OPTAR POR PESQUISAR UM GRUPO DE JOVENS SE DEVE, SOBREMANEIRA, ÀS PREOCUPAÇÕES EXISTENTES NOS MEIOS ACADÊMICOS SOBRE O ACENTUADO DECLÍNIO NOS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO E INTERESSE POLÍTICO DESSE SEGMENTO SOCIAL. ESCOLHER A ESCOLA, POR SUA VEZ, DEVE-SE ÀS DIMENSÕES DA MESMA, O QUE A FAZ BASTANTE INFLUENTE ENTRE AS INSTITUIÇÕES DE SOCIALIZAÇÃO POLÍTICA, POR SE TRATAR DE UM ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO DE IDEOLOGIAS E DISSEMINADORA DE UMA CULTURA CÍVICA E POLÍTICA, PODENDO VIR A SER UM INSTRUMENTO QUE CONDUZA A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS, SEM A QUAL A DEMOCRACIA PERDE EM LEGITIMIDADE E EM QUALIDADE. | pt_BR |
dc.format.extent | 695916 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject | DEMOCRACIA | pt_BR |
dc.subject | CULTURA POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS E POLÍTICA | pt_BR |
dc.subject.other | POLÍTICA - cultura política e socialização política | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CULTURA POLÍTICA E AS DIMENSÕES DE CIVISMO E CIDADANIA ENTRE AS NOVAS GERAÇÕES | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens e Política |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools