Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1257
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MACHADO, Lucília Regina De Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | BICALHO, Maria Gabriela Parenti | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:36Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:36Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1257 | - |
dc.description | BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG | pt_BR |
dc.description.abstract | O OBJETO DESTA TESE É A RELAÇÃO COM O SABER DE ESTUDANTES DE CURSOS VOLTADOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO, NO CONTEXTO DO FENÔMENO MIGRATÓRIO CARACTERÍSTICO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ? MG. OS EIXOS TEÓRICOS PROPOSTOS PARA ANÁLISE DESSE OBJETO SÃO A NOÇÃO DE IDENTIDADE, A NOÇÃO DE RELAÇÃO COM O SABER, A NOÇÃO DE MIGRAÇÃO E O ENSINO SUPERIOR PRIVADO. OS EIXOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DOS QUAIS SÃO APRESENTADOS OS DADOS COLETADOS SÃO A RELAÇÃO COM A UNIVERSIDADE, A RELAÇÃO COM A EMIGRAÇÃO E A POSIÇÃO SOCIAL SUBJETIVA. A ANÁLISE DOS DADOS INCLUI, COMO PRESSUPOSTO METODOLÓGICO, A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE A PESQUISADORA E O OBJETO E OS SUJEITOS DE PESQUISA. CONCLUI-SE QUE A RELAÇÃO COM O SABER DOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO COMUNITÁRIO DO MUNICÍPIO DE GOVERNADOR VALADARES ESTABELECE-SE ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE CONQUISTA DE UM ESPAÇO NÃO TRADICIONALMENTE OCUPADO PELAS PESSOAS DE SUA CLASSE SOCIAL, AINDA QUE VALORIZADO PELA FAMÍLIA. NA UNIVERSIDADE É EXIGIDA UMA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER ? A RELAÇÃO ACADÊMICA ? QUE DIFERE DA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER QUE ELES UTILIZAM EM SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL. A CONSTRUÇÃO DESSA NOVA FORMA DE RELAÇÃO COM O SABER PASSA PELA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ACADÊMICA E DO DOMÍNIO DAS ATIVIDADES LIGADAS À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E DEPENDE DO ESTABELECIMENTO, NA UNIVERSIDADE, DA RELAÇÃO COM O SABER-OBJETO. NESSE PROCESSO, É IMPORTANTE A TRAJETÓRIA ESCOLAR ANTERIOR DO ESTUDANTE E O CONTEXTO DA UNIVERSIDADE NA QUAL ESTUDA. | pt_BR |
dc.format.extent | 918589 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS | pt_BR |
dc.subject | ENSINO SUPERIOR | pt_BR |
dc.subject | RECONSTRUÇÃO E EDENTITÁRIA | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | ENSINO SUPERIOR PRIVADO, RELAÇÃO COM O SABER E RECONSTRUÇÃO EDENTITÁRIA | pt_BR |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools