Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1206
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosapt_BR
dc.contributor.authorLUCCI, Marcos Antoniopt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:25Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:25Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1206-
dc.descriptionPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.description.abstractCOMO ADEQUAR A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS ALUNOS ÀS ATUAIS EXIGÊNCIAS SOCIAIS E ÀS DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, MAIS PRECISAMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À ELABORAÇÃO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO E SEUS CURSOS? ESTA QUESTÃO NORTEOU A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA DESTA PESQUISA: QUAL A REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO NA ÓTICA DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA? O OBJETIVO DA PESQUISA CONSTITUIU-SE EM INVESTIGAR O PERFIL DOS ALUNOS INGRESSANTES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TENDO COMO ASPECTO CENTRAL AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POR ELES DESENVOLVIDAS ACERCA DA OBTENÇÃO DO DIPLOMA, ESTE ENTENDIDO EM SEU VALOR SIMBÓLICO DE SIGNIFICAR UM CURSO, PARA QUE ELAS POSSAM SERVIR DE BASE NO EQUACIONAMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO. OS DADOS LEVANTADOS, EM DUAS ETAPAS DISTINTAS, REVELARAM QUE AS REPRESENTAÇÕES CONSTRUÍDAS PELOS SUJEITOS ANALISADOS SÃO DE QUE O DIPLOMA LHES CONFERE UM STATUS SOCIAL DIFERENCIADO, VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E INTELECTUAL, ASSIM COMO, ELE FOI BUSCADO PARA ATENDER A SUA PRÓPRIA VOCAÇÃO. POR OUTRO LADO, ESSES MESMOS DADOS MOSTRAM O QUANTO É REPRODUZIDA A IDEOLOGIA DOMINANTE, POR MIO DAS RELAÇÕES ENTRE AS CLASSES SOCIAIS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE REVISÃO DO PLANEJAMENTO DOS CURSOS DE LICENCIATURA, VISANDO À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS REFLEXIVOS E CRÍTICOS E NÃO MEROS REPRODUTORES DA IDEOLOGIA DOMINANTE. SUGERE, TAMBÉM, A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO QUE APROFUNDE A DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO ENTRE AS CLASSES SOCIAIS, PARA QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POSSAM SER RE-SIGNIFICADAS.pt_BR
dc.format.extent1048576 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleA REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE O DIPLOMA UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO COM ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DE UMA FACULDADE PARTICULAR NOTURNA DA CIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools