Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1200
Title: | FREQÜENCIA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO |
Authors: | MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes Da Silva TEBECHRANI, Elione Andrade Camara |
Keywords: | ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS;SALA DE AULA;UNIVERSIDADE |
Issue Date: | 1999 |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
Abstract: | ESTE TRABALHO INVESTIGOU JUNTO A ESTUDANTES INGRESSANTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA E SEUS PROFESSORES OS MOTIVOS QUE LEVAM O ESTUDANTE A ESTAR PRESENTE/AUSENTE DA SALA DE AULA; A NECESSIDADE OU NÃO DA OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA EM SALA DE AULA; A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA EM SALA DE AULA PARA A APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS RESPOSTAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES E SUAS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS FORAM IDENTIFICADAS AS CATEGORIAS: VARIÁVEIS LIGADAS AO ALUNO; AO PROFESSOR; A AULA; A INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS; AOS CONCORRENTES EXTERNOS; A ATUAÇÃO PROFISSIONAL E AS NORMAS INSTITUCIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE ESTUDANTES E PROFESSORES, CENTRALIZAM EM ASPECTOS DO ALUNO AS JUSTIFICATIVAS PARA AS SUAS RESPOSTAS, SEGUIDA DAS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA. QUANTO ÀS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO, PARA O ALUNO GÊNERO E IDADE SÃO AS QUE MAIS DISCRIMINAM DIFERENÇAS NAS RESPOSTAS, PARA OS PROFESSORES SÃO AS VOLTADAS A SUA FORMAÇÃO. ESSES RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ALUNO NO EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA, AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA. |
Description: | BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1200 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Appears in Collections: | Jovens Universitários |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools