Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1200
Title: FREQÜENCIA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO
Authors: MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes Da Silva
TEBECHRANI, Elione Andrade Camara
Keywords: ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS;SALA DE AULA;UNIVERSIDADE
Issue Date: 1999
Publisher: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
Abstract: ESTE TRABALHO INVESTIGOU JUNTO A ESTUDANTES INGRESSANTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA E SEUS PROFESSORES OS MOTIVOS QUE LEVAM O ESTUDANTE A ESTAR PRESENTE/AUSENTE DA SALA DE AULA; A NECESSIDADE OU NÃO DA OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA EM SALA DE AULA; A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA EM SALA DE AULA PARA A APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS RESPOSTAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES E SUAS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS FORAM IDENTIFICADAS AS CATEGORIAS: VARIÁVEIS LIGADAS AO ALUNO; AO PROFESSOR; A AULA; A INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS; AOS CONCORRENTES EXTERNOS; A ATUAÇÃO PROFISSIONAL E AS NORMAS INSTITUCIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE ESTUDANTES E PROFESSORES, CENTRALIZAM EM ASPECTOS DO ALUNO AS JUSTIFICATIVAS PARA AS SUAS RESPOSTAS, SEGUIDA DAS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA. QUANTO ÀS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO, PARA O ALUNO GÊNERO E IDADE SÃO AS QUE MAIS DISCRIMINAM DIFERENÇAS NAS RESPOSTAS, PARA OS PROFESSORES SÃO AS VOLTADAS A SUA FORMAÇÃO. ESSES RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ALUNO NO EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA, AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1200
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf671.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools