Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBERNARDES, Nara Maria Guazzellipt_BR
dc.contributor.authorRAMMINGER, Simonept_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:46:22Z-
dc.date.available2009-03-14T15:46:22Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1189-
dc.descriptionPUCRSpt_BR
dc.description.abstractCOM O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VEM GANHANDO ESPAÇO A CADA DIA E CONSTATA-SE QUE A EVASÃO É UM DE SEUS MAIORES PROBLEMAS, COMO APONTAM KRAMER (1999), PALLOF E PRATT (2004), COELHO (2002), ENTRE OUTROS. O PRESENTE ESTUDO, QUE SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA EMPÍRICA, PROBLEMATIZOU FATORES RELACIONADOS À EVASÃO DE ALUNOS MATRICULADOS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA OFERECIDOS PELA PUCRS VIRTUAL. OS OBJETIVOS FORAM: EXAMINAR OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS ALUNOS A SE MATRICULAREM NESSES CURSOS; EXAMINAR AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS ANTES DE EFETIVAREM A MATRÍCULA NO CURSO; INVESTIGAR OS FATORES RELACIONADOS À EVASÃO, APONTADOS PELOS ALUNOS. O MÉTODO EMPREGADO FOI O ESTUDO DE CASO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS POR MSN OU CHAT COM ONZE EX-ALUNOS E ALUNAS, QUE SE MATRICULARAM NOS CURSOS NA EDIÇÃO 2004 E SE EVADIRAM NO MESMO ANO, BEM COMO MEDIANTE A ANÁLISE DE DOCUMENTOS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS ALUNOS SE MATRICULARAM NOS CURSOS A DISTÂNCIA PRINCIPALMENTE POR INTERESSE PELAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DOS CURSOS OFERECIDOS E EM FUNÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO. A EXPECTATIVA DOS ALUNOS QUE MAIS SE DESTACOU FOI A POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM COLEGAS DISTANTES. OS ALUNOS SE EVADIRAM DEVIDO À FALTA DE DISCIPLINA PARA ESTUDAR E AUTONOMIA; À FALTA DE TEMPO PARA SE DEDICAR AOS ESTUDOS; À DESMOTIVAÇÃO; A DIFICULDADES COM OS CONTEÚDOS, MATERIAIS E TRABALHOS DAS DISCIPLINAS; A DIFICULDADES TÉCNICAS E DE COMUNICAÇÃO COM O GRUPO. TAIS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE MELHORAR O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO AO ALUNO E DE CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE ELE SE SINTA INSERIDO NO GRUPO VIRTUAL.pt_BR
dc.format.extent1275109 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO À DISTÂNCIApt_BR
dc.subjectEVASÃO ESCOLARpt_BR
dc.subjectPSICOLOGIApt_BR
dc.subjectCURSO DE ESPECIALIZAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissionalpt_BR
dc.titleDO ENCONTRO AO DESENCONTRO: FATORES RELACIONADOS À PROCURA DE CURSOS EAD EM PSICOLOGIA E À POSTERIOR EVASÃOpt_BR
Appears in Collections:Jovens Universitários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools